Atleta promove projeto voluntário com aulas gratuitas de jiu-jitsu no município de Jandaíra-Ba.

Há seis anos envolvido com a prática do jiu-jitsu, o enfermeiro Michael Amorim, mantém a ação voluntária de ensinar a técnica da arte suave para crianças e adolescentes no município de Jandaíra, na Bahia.

O foco do projeto está em promover a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica através do esporte. De acordo com Michael Amorim, o objetivo é evitar o envolvimento dos mesmos no mundo das drogas, devido à ociosidade e à falta de perspectivas.

“Buscamos ensinar não somente uma técnica de luta, e sim ajudar na construção do caráter dessas crianças e adolescentes. Apesar da solução para todos esses problemas serem complexas e dispendiosas, vejo essa iniciativa como uma ação colaboradora que acaba alcançando esses jovens com mais facilidade em seus aspectos individuais do que as grandes ações do governo”.

Além de passar o conhecimento das técnicas de luta aos alunos, a iniciativa também proporciona o acompanhamento do desempenho escolar de cada criança e adolescente inscrito, para fiscalizar se a prática da luta não está sendo usada de forma indevida, como brigas de rua ou mesmo na escola. “O relacionamento pessoal é sem dúvida nossa marca aqui no projeto, somos uma família”, salienta.

Michael Amorim, conta que sempre teve vontade de dar aulas como voluntário, mas lhe faltava incentivos. “Estou muito feliz e realizado em poder ajudar a quem mais precisa. Aproveito para pedir apoio a todos os praticantes das artes marciais, bem como os demais segmentos de esportes, para que possam adotar iniciativas como essa”, disse o atleta, enfatizando que fazer o bem traz uma satisfação especial para a auto-estima e lhe engrandece como ser humano.

O prefeito da cidade de Jandaíra, Roberto Leite, que sempre vem apoiando projetos que contribuem para a integração social por meio do esporte, fala da importância dos esportes de combate para crianças e adolescentes.  “Ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de esporte afastam as crianças da violência, que passam a ter uma vida mais equilibrada e disciplinada, refletindo positivamente em casa e na escola”.

A iniciativa tem a parceria com a equipe de jiu-jitsu feirense, Gracie Barra, que tem como professor o experiente lutador Samuel Carvalho, da qual o atleta faz parte, além do apoio do prefeito da cidade de Jandaíra, Roberto Leite.


Por Carina Góes