Este ano o município de Cabaceiras do Paraguaçu tem motivo em dobro para comemorar o 14 de março. A data, além de marcar os 164 anos de nascimento do poeta Castro Alves, também festeja os 40 anos de inauguração do museu biográfico Parque Histórico Castro Alves (PHCA).

O Museu Biográfico localizado a 160 km da cidade de Salvador, o PHCA foi inaugurado em março de 1971, por ocasião do primeiro centenário da morte de Castro Alves. Dispõe de um auditório aberto com capacidade para 200 pessoas, uma biblioteca especializada em poesia, uma escola de 1° e 2° graus, uma fonte, um caramanchão e um acervo com mais de 380 objetos que pertenceram ao poeta e seus familiares.

Situado na Fazenda Cabaceiras, antiga moradia do poeta, o local esteve fechado durante o mês de fevereiro para reformas, agora o museu reabre com uma nova concepção expográfica. Uma das salas abriga objetos pessoais como fotografias, cartões-postais, manuscritos, livros e indumentárias. Em outro ambiente, redes e almofadões são um convite a relaxar e ouvir poesias. Uma sala com telão está reservada para a exibição de vídeo-animações de 15 min produzidos a partir de poemas do mestre do romantismo brasileiro.

No local o visitante também terá acesso a computadores e links específicos para pesquisar sobre poesia e a vida de Castro Alves. Em um quarto espaço, cartazes, folders e livretos estarão disponíveis com dados e curiosidades sobre o poeta.
Contato com o Museu pelo (75) 3681-1102.

Fonte: Dimus Bahia