Primeira Escola Livre e Gratuita de Moda da Bahia abre as portas para 122 alunas/os e recebe autoridades em programação cultural nos dias 05 e 06 de junho | Foto: Janderson Meneses


Marcando a abertura do novo ciclo de aulas e a inauguração da sua Vitrine-Escola, a Àbámodá @abamoda.escolalivre), primeira Escola Livre e Gratuita de Moda, Arte e Cultura da Bahia, realiza uma programação cultural e educativa nos dias 05 e 06 de junho, a partir das 15h. Localizada no centro de Cachoeira (BA), a escola passa a receber 122 alunas e alunos em cursos de corte e costura (básico, intermediário e avançado), biojóias, jóias, manualidades (macramê, crochê, tricô, bordado, upcycling) e estamparia.


A programação de abertura contará com a presença de autoridades e nomes importantes no fomento à cultura baiana como a Superintendente de Promoção Cultural (SUPROCULT) da Secretaria de Cultura da Bahia, Lorena Teixeira; o Coordenador do MINC Bahia, Oséas Marx de Jesus; a Secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado, Ângela Guimarães; a deputada Estadual Olívia Santana; a Diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras/UFRB, Dyane Brito; o  Coordenador de projetos do IFBAiano, Elísio Santos e Representantes da Prefeitura de Cachoeira e do CESOL Recôncavo.


Abamodá | Foto:Divulgação


O evento também será palco de apresentações artísticas e debates temáticos, entre eles a performance cênica “Rosário” com Felícia de Castro e do grupo feminino percussivo Yakurinxirê. A programação inclui ainda uma oficina e cadastramento de empreendedores no CrediAfro e uma roda de conversa sobre “Empreendedorismo, Afeto e Gestão” com Aquataluxe Rodrigues, Adelina Ferreira, Liv Lobo, Noelice Moreira e Luísa Mahin.


A Àbámodá integra a Rede de Escolas Livres de Arte e Cultura do Ministério da Cultura e conta com o apoio financeiro  da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Governo do Estado da Bahia, Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura, Governo Federal.


Moda Decolonial: Estética Afro-Indígena e Impacto Social


A Àbámodá destaca-se por seu trabalho pioneiro na promoção da moda decolonial e ancestral, aliando estética afro-indígena, identidade e impacto social. A escola busca promover a formação profissional, valorização da cultura local e o fortalecimento do empreendedorismo feminino e negro. 


“Ano passado tivemos resultados muito positivos, com baixo índice de evasão e impacto real na vida das alunas. Agora, queremos ampliar ainda mais o alcance, fortalecer empreendimentos e criar novas oportunidades de comercialização”, destaca Luísa Mahin, coordenadora da Àbámodá.

Formação, Empreendedorismo e Geração de Renda


Luísa Mahin - Coordenadora Abamodá | Foto: Janderson Meneses

Neste ano a Àbámodá inaugura sua nova sede como Vitrine-Escola. O local, além de acolher as aulas e rodas de conversa, também será espaço de permanente exposição e comercialização das produções dos alunos, fortalecendo a conexão entre formação, arte, moda e geração de renda. “Além das aulas, vamos intensificar a produção de peças, a participação em feiras e eventos, e lançar nossa primeira coleção de Moda-Arte-Manifesto”, antecipa Luísa Mahin.


Em 2024, oito empreendedoras concluíram o ciclo com o apoio do investimento semente da Àbámodá, que ajudou a fomentar e estruturar os negócios que estavam em fase mais madura. Para 2025, a meta é apoiar pelo menos 20 novos empreendimentos. A Àbámodá também manterá uma programação mensal de rodas de conversa, oficinas e eventos culturais, com destaque para o “Julho das Pretas” e o lançamento de coleções temáticas.



Abamodá (peça) | Foto: Janderson Meneses



Serviço:


Inauguração da Vitrine-Escola e abertura das aulas 2025 da Àbámodá

Quando: 05 e 06 de junho, a partir das 15h

Onde: Largo d'Ajuda, nº 05, Centro, Cachoeira/BA

Mais informações: @abamoda.cachoeira

Aberto ao público

Programação de Abertura


Dia 05/06, às 15h00

  • Mesa institucional com autoridades e representantes de instituições parceiras

  • Performance cênica “Rosário” com Felícia de Castro

  • Apresentação do grupo percussivo Yakurinxirê

  • Cadastramento do CrediAfro para empreendedores

Dia 06/06, às 15h00

  • Oficina do CrediAfro: “Àbámodá na busca de oportunidades para seu negócio!”

  • Continuação do cadastramento do CrediAfro

  • Roda de conversa “Empreendedorismo, Afeto e Gestão” com Aquataluxe Rodrigues, Adelina Ferreira, Liv Lobo, Noelice Moreira e Luísa Mahin


Presenças Confirmadas na Mesa Institucional

  • Lorena Teixeira (Secretária de Cultura do Estado da Bahia)

  • Oséas Marx de Jesus (Coordenador do MINC Bahia)

  • Deputada Estadual Olívia Santana (autora da emenda parlamentar que viabilizou equipamentos para a Escola)

  • Ângela Guimarães (Secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado)

  • Dyane Brito (Diretora do CAHL/UFRB)

  • Elísio Santos (Coordenador de projetos do IFBAiano)

  • Representantes da Prefeitura de Cachoeira e do CESOL Recôncavo


Enviado por Gisele Santana 

Fonte: Gi Santana - Assessoria de Imprensa