Primeira Escola Livre e Gratuita de Moda da Bahia abre as portas para 122 alunas/os e recebe autoridades em programação cultural nos dias 05 e 06 de junho | Foto: Janderson Meneses
Marcando a abertura do novo ciclo de aulas e a inauguração da sua Vitrine-Escola, a Àbámodá @abamoda.escolalivre), primeira Escola Livre e Gratuita de Moda, Arte e Cultura da Bahia, realiza uma programação cultural e educativa nos dias 05 e 06 de junho, a partir das 15h. Localizada no centro de Cachoeira (BA), a escola passa a receber 122 alunas e alunos em cursos de corte e costura (básico, intermediário e avançado), biojóias, jóias, manualidades (macramê, crochê, tricô, bordado, upcycling) e estamparia.
A programação de abertura contará com a presença de autoridades e nomes importantes no fomento à cultura baiana como a Superintendente de Promoção Cultural (SUPROCULT) da Secretaria de Cultura da Bahia, Lorena Teixeira; o Coordenador do MINC Bahia, Oséas Marx de Jesus; a Secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado, Ângela Guimarães; a deputada Estadual Olívia Santana; a Diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras/UFRB, Dyane Brito; o Coordenador de projetos do IFBAiano, Elísio Santos e Representantes da Prefeitura de Cachoeira e do CESOL Recôncavo.
O evento também será palco de apresentações artísticas e debates temáticos, entre eles a performance cênica “Rosário” com Felícia de Castro e do grupo feminino percussivo Yakurinxirê. A programação inclui ainda uma oficina e cadastramento de empreendedores no CrediAfro e uma roda de conversa sobre “Empreendedorismo, Afeto e Gestão” com Aquataluxe Rodrigues, Adelina Ferreira, Liv Lobo, Noelice Moreira e Luísa Mahin.
A Àbámodá integra a Rede de Escolas Livres de Arte e Cultura do Ministério da Cultura e conta com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Governo do Estado da Bahia, Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Moda Decolonial: Estética Afro-Indígena e Impacto Social
A Àbámodá destaca-se por seu trabalho pioneiro na promoção da moda decolonial e ancestral, aliando estética afro-indígena, identidade e impacto social. A escola busca promover a formação profissional, valorização da cultura local e o fortalecimento do empreendedorismo feminino e negro.
“Ano passado tivemos resultados muito positivos, com baixo índice de evasão e impacto real na vida das alunas. Agora, queremos ampliar ainda mais o alcance, fortalecer empreendimentos e criar novas oportunidades de comercialização”, destaca Luísa Mahin, coordenadora da Àbámodá.
Formação, Empreendedorismo e Geração de Renda
Neste ano a Àbámodá inaugura sua nova sede como Vitrine-Escola. O local, além de acolher as aulas e rodas de conversa, também será espaço de permanente exposição e comercialização das produções dos alunos, fortalecendo a conexão entre formação, arte, moda e geração de renda. “Além das aulas, vamos intensificar a produção de peças, a participação em feiras e eventos, e lançar nossa primeira coleção de Moda-Arte-Manifesto”, antecipa Luísa Mahin.
Em 2024, oito empreendedoras concluíram o ciclo com o apoio do investimento semente da Àbámodá, que ajudou a fomentar e estruturar os negócios que estavam em fase mais madura. Para 2025, a meta é apoiar pelo menos 20 novos empreendimentos. A Àbámodá também manterá uma programação mensal de rodas de conversa, oficinas e eventos culturais, com destaque para o “Julho das Pretas” e o lançamento de coleções temáticas.
Serviço:
Inauguração da Vitrine-Escola e abertura das aulas 2025 da Àbámodá
Quando: 05 e 06 de junho, a partir das 15h
Onde: Largo d'Ajuda, nº 05, Centro, Cachoeira/BA
Mais informações: @abamoda.cachoeira
Aberto ao público
Programação de Abertura
Dia 05/06, às 15h00
Mesa institucional com autoridades e representantes de instituições parceiras
Performance cênica “Rosário” com Felícia de Castro
Apresentação do grupo percussivo Yakurinxirê
Cadastramento do CrediAfro para empreendedores
Dia 06/06, às 15h00
Oficina do CrediAfro: “Àbámodá na busca de oportunidades para seu negócio!”
Continuação do cadastramento do CrediAfro
Roda de conversa “Empreendedorismo, Afeto e Gestão” com Aquataluxe Rodrigues, Adelina Ferreira, Liv Lobo, Noelice Moreira e Luísa Mahin
Presenças Confirmadas na Mesa Institucional
Lorena Teixeira (Secretária de Cultura do Estado da Bahia)
Oséas Marx de Jesus (Coordenador do MINC Bahia)
Deputada Estadual Olívia Santana (autora da emenda parlamentar que viabilizou equipamentos para a Escola)
Ângela Guimarães (Secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado)
Dyane Brito (Diretora do CAHL/UFRB)
Elísio Santos (Coordenador de projetos do IFBAiano)
Representantes da Prefeitura de Cachoeira e do CESOL Recôncavo
Enviado por Gisele Santana
Fonte: Gi Santana - Assessoria de Imprensa
0 Comentários
Comente aqui