Agora

Dia Internacional da Dança: data foi instituída há 40 anos

O corpo em movimento. Com ou sem música. Solo ou em grupo. Expressão de sentimentos e ideias. Passos ensaiados ou livres. A arte da dança é celebrada no dia 29 de abril. A data foi criada pelo Comitê de Dança do Instituto Internacional do Teatro da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Instituído em 1982, o Dia Internacional da Dança é voltado para a promoção dessa arte em todo o mundo, além de conscientizar as pessoas sobre o valor da dança em todas as suas formas e compartilhar a alegria que há em movimentar o corpo. 

O dia 29 de abril foi escolhido por ser o nascimento do bailarino e coreógrafo francês Jean-Georges Noverre. Autor do trabalho Cartas sobre a Dança, Noverre deixou seu legado sobre a expressividade dos movimentos nas apresentações de balé do século XVIII.

Mas quando foi que o ser humano encontrou na dança uma forma de se expressar? Há registros em pinturas nas cavernas de que, na pré-história, o homem já bailava interagindo com a natureza. No Egito e na Grécia, cerca de dois mil anos antes de Cristo, a dança tinha um caráter sagrado; fazia partes dos rituais em homenagem aos deuses. Com o passar do tempo, surgiram os bailes e as apresentações artísticas. O primeiro espetáculo de balé no mundo, por exemplo, data do século XV.

Para encerrar esse História Hoje, seguem as palavras de Carlos Drummond de Andrade no poema A dança e a alma:

A dança? Não é movimento

súbito gesto musical

É concentração, num momento,

da humana graça natural


História Hoje


Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: José Maria Pardal

Apresentação: Jéssica Gonçalves

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista


Publicado por Jéssica Gonçalves - Repórter da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Fonte: Radioagência Nacional 

Postar um comentário

Comente aqui

Postagem Anterior Próxima Postagem