Agora

Grupo Conto em Cena apresenta o espetáculo “Muitos Alipinhos" de 01 a 07 de março no Youtube


O Grupo Conto em Cena, desde 2009, apresenta o espetáculo “Noiva da Morte”, inspirado no conto homônimo de Nelson Rodrigues, que conta a história de “Alipinho”, um menino criado em um núcleo familiar de maioria mulheres e pai preconceituoso. O personagem principal gostava de lidar com as meninas e mulheres da casa, usar seus vestidos e maquiagem. O pai, antes de morrer, solicita ao médico da família que convença a esposa a fazer o Alipinho casar. Uma história que se passa na década de 50 e que apresenta um destino trágico. Resultado das pressões familiares e sociais do período, mas e hoje?


A não aceitação das diferenças, muitas vezes, impõe aos sujeitos o sofrimento, abandono e violência. Portanto, essa discussão de gênero é necessária e urgente para que possamos oferecer visibilidade a tantas pessoas que sofrem com a rejeição familiar e social. Dessa forma, entendemos que, somente através do conhecimento, do respeito e da empatia é que podemos diminuir o preconceito e fazermos a sociedade refletir sobre esses “Muitos Alipinhos”.

Assim, o grupo Conto em Cena convidou, junto ao espetáculo, três mulheres trans. Elas passaram por situações semelhante a de Alipinho, mas tiveram destinos diferentes. Apesar das dificuldades buscam com muita luta a superação dos desafios, dos conflitos familiares e dos preconceitos. Essas mulheres são exemplos de luta e resistência na busca pelo respeito e garantia dos seus direitos civis e humanos. Os depoimentos são um convite a ampliação do conhecimento e do respeito e também das ressignificações individuais diante da temática.

Programe-se, pois este espetáculo será exibido de forma online e totalmente gratuita no Canal do Youtube da Guilda produções, entre os dias 01(às 18h) a 07 de março.

Aproveitem e se inscrevam no canal e ativem o sino das notificações para acompanhar logo na estreia.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O que? Muitos Alipinhos

Quando? Dos dias 01 a 07 de março 

Onde? Canal do Youtube da Guilda produções: https://www.youtube.com/channel/UCx1qYZXWT_nurFawgtFm36Q


Enviado por Geovane Mascarenhas

Postar um comentário

Comente aqui

Postagem Anterior Próxima Postagem