9 de nov. de 2021

#TerradeLucasInformação - O mercado de tecnologia precisa de você!


Vira e mexe você lê por aí que o mercado de tecnologia está bombando certo? Vagas daqui e de acolá não param de surgir. O mais impressionante, no entanto, é que mesmo com tantas oportunidades, esse mercado não consegue suprir a demanda de profissionais qualificados. E para você, que está se preparando para o mercado ou fazendo uma mudança na carreira isso significa oportunidades.

Vários estudos mostram que o setor de tecnologia, só no Brasil, carece de profissionais para 408 mil postos de trabalho até 2022. E só pelo fato de não ter pessoas preparadas o prejuízo para o Brasil pode chegar a até R$ 167 bilhões. E aí, bora aproveitar e tentar entender onde você se encaixa nesse mundo? É muito importante considerar que existe muito mais diversidade de vagas e perfis hoje em tech.

  



Não só de programadores e desenvolvedores vive esse mundo. De biólogos a jornalistas passando por professores e químicos, o setor de tecnologia tem oportunidade para uma infinidade de perfis. Várias empesas, de O Boticário à Ambev passando pela Samsung, estão em busca de profissionais e até dispostos a treiná-los. Então anota aí, fique de radar ligado e aproveitem às oportunidades. Além disso, existem vários subsegmentos que estão bombando, games é um deles, por exemplo.

Dia desses, inclusive, eu entrevistei o Matt Swann, CTO do Nubank, para a Forbes Brasil, e ele me falava do desafio global em recrutar profissionais para a área. “Estamos enfrentando um grande problema de apagão tecnológico em todo o mundo. Com o aumento significativo da demanda por serviços de tecnologia, o número de profissionais disponíveis no mercado para ocupar esses cargos tem se tornado cada vez mais latente, dada a dificuldade de formação de pessoas na mesma proporção onde eles são necessários", disse o CTO.

Eu também dei uma notícia recente sobre o QuintoAndar e a inauguração de um Centro de Tecnologia da startup lá em Portugal, exatamente com o propósito de recrutar profissionais. “É uma região onde temos muitos brasileiros, mas que também atrai profissionais de todo o mundo. Tem um estilo de vida cosmopolita e Lisboa não é tão cara em relação a outras cidades. Vemos que agora com o novo estilo de trabalho hibrido também existem muitas oportunidades”, disse o Gabriel Braga, CEO da proptech.

Então vamos lá, vou deixar aqui quatro dicas para quem quer aproveitar essas oportunidades, mas ainda não sabe exatamente como. Eu também compartilho no meu perfil, com alguma frequência, algumas vagas e programas de formação. O Magazine Luiza, inclusive, está com um bem legal aberto, com treinamento para pessoas com mais de quarenta anos, deixo aqui o link para a inscrição.

Abra a cabeça

Como mencionei, as oportunidades em tecnologia hoje são muito mais diversas. Se você se formou em comunicação ou marketing, por exemplo, esse segmento precisa de você. Hoje, não basta apenas ter o olhar técnico, é importante a visão de negócios e a capacidade de analisar e transformar dados em insights.

Use as redes sociais

Se você gosta de escrever ou produzir conteúdo, ou mesmo compartilhar, use as redes sociais a seu favor. Seja no LinkedIn ou no Instagram, compartilhar, curtir e falar sobre tecnologia te ajuda. Hoje, não é só seu currículo que atrai um recrutador, uma hashtag bem usada e mostrar que você curte do tema pode ser uma ótima oportunidade.

Assine newsletter

Existem muitas plataformas de conteúdo hoje que dão informações sobre vagas em tecnologia. Existe muito conteúdo por aí que pode te ajudar a entender o que está acontecendo. Geralmente, as empresas costumam divulgar suas vagas na imprensa, mas muita coisa pode chegar antes a você, basta escolher bem suas fontes.

Esteja preparado

Por fim, estude, faça cursos, aproveite cada oportunidade de aprender e se atualizar porque quando a oportunidade surgir você vai entender a importância de estar preparado. 


Publicado por Luiz Gustavo Pacete - Jornalista | Editor | Consultor de Inovação | Mediador | Curador | Podcaster | Palestrante | Indicado ao Prêmio Comunique-se 2021 (Via Linkedin)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

Livro barato é no SubMarino