18 de nov. de 2021

#TerradeLucasCultura - Edição especial da Festa Literária de Ilhéus acontece em novembro de 2021

Seguindo com todos os cuidados e protocolos de segurança, e depois de quase dois anos longe de atividades presenciais, será realizada a Festa Literária de Ilhéus (FLI) - Edição Especial. O evento acontece na próxima sexta-feira (19/11), das 09h00 às 20h00, na Praça Pedro Matos, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus (BA).


A ação marca as comemorações dos 25 anos da Editora Editus e a reabertura da Academia de Letras de Ilhéus. A FLI é realizada pela Editus, editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Academia de Letras de Ilhéus (ALI) e Secretaria Especial de Cultura de Ilhéus e conta com o apoio da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) e TV Santa Cruz.

 

A Festa Literária de Ilhéus (FLI) integra dois grandes eventos literários já consagrados na região: a Feira do Livro da UESC e o FLIOS - Festival Literário de Ilhéus. O objetivo da parceria é somar esforços para oferecer uma programação diversificada e promover uma maior participação e envolvimento da comunidade regional. Sempre levando literatura, poesia, música, apresentações teatrais, contações de histórias e bate-papos, a FPC colabora desde 2015 realizando, conjuntamente, seminários, mesas de debate, oficinas, ações culturais e o projeto Violão e a Palavra, com apresentações musicais.

 

Na oportunidade, o diretor geral da FPC, Zulu Araújo, renovará e atualizará o Termo de Cooperação Técnica firmado entre FPC, a UESC, Prefeitura de Ilhéus e Academia de Letras de Ilhéus que resulta em unir esforços para realização de ações que visam o fomento da cadeia produtiva do livro e leitura.

 

Convênio - O convênio de cooperação técnica tem vigência de 4 anos. O termo, além de promover o incentivo à leitura, a formação de novos leitores e a difusão do conhecimento e da memória histórica e contemporânea do Brasil, em especial da Bahia, visa ampliar a atuação da biblioteca como equipamento cultural do município. 

 

Por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da FPC,  a cooperação técnica oferece também ao município, assistência técnica, doação de livros e capacitação de colaboradores da biblioteca. Para Tamires Neves, Gerente do Sistema, “o trabalho da FPC é ampliar a atuação da biblioteca, através de ações de incentivo à leitura, à cultura, ao lazer e ao acesso a informação”. Ainda, de acordo com Tamires, as bibliotecas podem se tornar uma “instituição de destaque no município sendo referência de um equipamento cultural, social e responsável pela disseminação da informação”'.


Fonte: Secult Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

Livro barato é no SubMarino