Livro barato é no SubMarino

22 de jul. de 2021

#TerradeLucasCultura - Re(xistires) poéticos: Recital com Setúval e Lucas Galvão na 2ª edição do seminário da FLIFS.



O recital Re(existires) Poéticos é uma proposta literária, cultural e artística que se constitui na apresentação oral poética, visual e interpretativa, especificamente, através de uma produção audiovisual. Tem como finalidade provocar reflexões diante de questões associadas a existência e resistência em meio a vida humana que permeiam sobre as produções poéticas e aos enfrentamentos discursivos e atitudinais no que se refere a opressão e negação social no cotidiano.

A apresentação do recital será dia 22/07 às 18:30 horas no Canal do YouTube Flifsoficial durante a abertura da 2ª edição do Seminário da Feira de Livros de Feira de Santana (Seminário da FLIFS). Este evento estende-se até o mês de  agosto e se constitui em uma ação de política pública para o fomento a leitura e formação de leitores que, desde 2020, integra o Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, desenvolvido há 14 anos. A ocorrência do Seminário será na modalidade virtual, reunindo professores, pesquisadores, estudantes e mediadores de leitura para um debate sobre a Literatura a partir dos conceitos da memória e resistência.


    



Através de uma maneira dialógica e interpretativa a abordagem dada na apresentação audiovisual de Re(xistires) Poéticos está relacionada com recortes de diálogos soltos e articulados que vão se estruturando e compondo narrativas poéticas de autores brasileiros que recaem em proposições de diversas temáticas em que as imagens refletem atos de existência e resistência dos poetas no universo do uso das palavras como instrumento de permanência criativa e de reflexões.


Segundo Setúval, criador da produção, o tema do recital baseia-se na conjugação do verbo existir (inicialmente oralizado) como pano de fundo para ilustrar a condição do existir humano com a ênfase na escuta do resistir associado a pronúncia dos dois verbos de modo a entendê-las como expressões que se conjugam quase semelhantes, mas com significados diferentes e oportunos de associações aos enfrentamentos da vida.


Declara a professora Rita Breda, Pró-Reitora de Extensão da UEFS e Coordenadora da FLIFS que os poetas Setúval e Lucas Galvão nos brindam com um repertório literário precioso, cuidadosamente escolhido e com uma excelente e forte performance. O espetáculo Re(xistires) Poéticos, sem dúvida, dará mais brilho ao Seminário FLIFS, pois nos presenteia com escritores e poetas clássicos e contemporâneos contribuindo para ampliação do repertório literário dos inscritos no Seminário.”


Fazendo uso de poemas autorais de Setúval e Lucas Galvão, como também de autores brasileiros, a exemplo de Roberval Pereyr, Antonio Brasileiro, Conceição Evaristo, Manoel de Barros, Mário Quintana, Bráulio Bessa, Cecília Meireles, entre outros, a produção audiovisual vai tomando forma com as imagens e interpretações que remetem a uma perspectiva de projetar a palavra como ferramenta do fazer poético e da significação do poeta como denunciante das questões sociais.


Cristiana Barbosa, Coordenadora Seminário da FLIFS também comentou sobre a produção: Re(xistires) poéticos é uma celebração à  poesia! Setúval e Lucas Galvão, através de uma seleção primorosa, sensível e visceral, nos convida à releitura das obras apresentadas. As interpretações dos dois poetas e professores envolvidos convergem num compasso perfeito. O cuidado com o ambiente e a trilha musical escolhida nos envolvem numa intimidade entre texto e contexto, unida às suas falas potentes em linguagem teatral faz aflorar a sensibilidade dos ouvintes. Os conceitos de memória e resistência, subtítulo do Seminário FLIFS é explorado com sagacidade a partir dos textos literários. Apaixonante!”


A ideia da criação e produção audiovisual é do poeta declamador Setúval que participa do elenco juntamente com o poeta Lucas Galvão. A gravação, fotografia e edição ficou por conta do publicitário Roberto Cordeiro, da Produtora Intervídeo, sendo as músicas instrumentais, que compõem o enredo do recital, assinadas pelo músico e cantor feirense Dann Silveira. Para acessar a abertura da 2ª edição do Seminário da FLIFS e a apresentação do recital Re(xistires) Poéticos é só clicar abaixo.

 



Enviado por Franco Setúval
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui