Livro barato é no SubMarino

26 de jul. de 2021

#TerradeLucasInformação - Cinco dicas para combater pragas urbanas durante o inverno

Época do ano é ideal para controle dos bichos


O inverno começou desde o último dia 21 de junho e com ele dias chuvosos e mais frios. Porém, ao contrário do que as pessoas imaginam, este não é o momento de baixar a guarda no controle de pragas urbanas, como baratas, mosquitos, cupins e ratos. Medidas cotidianas de higiene podem ajudar na eliminação desses temidos bichos e evitar que no período das estações mais quentes (primavera e verão) ocorra um maior aparecimento dos insetos e animais.

 
No período mais frio, a sensação é de que há uma redução dos bichos nos ambientes. A bióloga Natalie Amorim explica que, apesar de não ser perceptível a circulação das pragas urbanas, não significa que eles não estejam circulando pelo local. Essa aparente diminuição acontece por ser um período de acasalamento. 


“Com as temperaturas mais baixas, há um aumento no intervalo do ciclo de reprodução das pragas e realmente vemos menos insetos e animais circulando, mas não significa que eles não estejam nos ambientes. A recomendação é manter as ações de controle nesta época do ano. É neste período de temperaturas mais amenas o mais adequado para medidas preventivas e corretivas, tornando o controle de pragas muito mais eficiente”, afirma Natalie, que também é responsável técnica da Larclean, empresa especializada em saúde ambiental.

Medidas preventivas no inverno

A especialista separou cinco hábitos que, se cultivados, contribuem no combate e prevenção do ataque de pragas e insetos:

- Mantenha o jardim limpo. Limpe as calhas para evitar acúmulo de folhas. Mesmo no outono e no inverno, pequenas porções de água podem se acumular. Eliminar focos de água parada evita proliferação de mosquitos, inclusive o causador da Dengue, Febre Chikungunya, Febre Amarela e Zika Vírus;

-Mantenha a grama sempre bem aparada. Essa atitude minimiza o risco de presença de aranhas e escorpiões);

- Faça o correto acondicionamento do lixo. O armazenamento do lixo deve ser sempre com recipientes com tampa. Baratas, formigas e ratos são atraídos pelo lixo;

- Evite o acúmulo de entulhos, restos de materiais de construção no quintal ou próximo da residência ou empresa. Estes são esconderijos comuns utilizados insetos, aracnídeos e roedores;

- Mantenha os alimentos sempre em perfeitas condições de armazenamento (os alimentos são o principal chamariz de insetos).

Natalie Amorim ressalta ainda que estas medidas preventivas devem ser realizadas durante todo o ano. Além destas ações, a bióloga conta que o combate às pragas e insetos precisa ser intensificado por meio da aplicação de produtos químicos, que devem ser sempre manuseados por profissionais qualificados e empresas especializadas. “Esta prática evitará o aparecimento de pragas urbanas, principalmente no período da primavera e verão”, finaliza.


Enviado por Kirk Moreno - Assessor de imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui