Livro barato é no SubMarino

7 de jun. de 2021

#TerradeLucasCultura - Live "Escurecendo o concurso Miss Afro de Feira de Santana" dia 11 de junho 22h no Instagram do MoviAfro


 

By @ moviafrofsa.oficial (Instagram)

"O Concurso Miss Afro Feira de Santana não é um concurso de beleza, primeiro ponto que gostaríamos de escurecer!  O intuito do concurso é a valorização da mulher negra em todos os seus aspectos e potencialidades! 
É um ato de resistência aos padrões de beleza estipulados pela sociedade machista e racista! 

É um concurso com viés de educação, formação sobre a cultura negra, sobre a nossa história e a nossa ancestralidade, que sempre foi invisibilizada, silenciada, e que na maioria das vezes foi resumida ao fato que "A população negra é descendente de escravos originários da África". 

Mas "esqueceram" ou melhor, omitiram, quem foram essas pessoas que tiveram o direito de viver livre retirado. Não nos contaram as histórias de mulheres e homens que contribuíram para tanto que temos hoje em nosso país. Guerreiros e Guerreiras que lutaram, deram a própria vida em busca de liberdade e igualdade, luta essa que até hoje precisamos continuar só que de formas diferentes. 

Ao longo de quatro meses de jornada, se é oferecida oportunidades de acesso ao conhecimento que nos foi negado, resgate de histórias de pessoas incríveis, o despertar para reconhecimento da nossa identidade e empoderamento enquanto mulheres negras e por estes motivos, todas nós já somos vencedoras!

Nosso desejo é que cada vez mais meninas e mulheres tenham a oportunidade de participar desse processo enriquecedor que sem sombra de dúvidas mudará o modo de ver o mundo e principalmente se conhecer e se reconhecer enquanto mulheres negras!

Adaptação ao texto de: @erbraga1 finalista do Miss Afro Feira de Santana 2020/2021."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui