Livro barato é no SubMarino

22 de jun. de 2021

#TerradeLucasCultura - Catálogo digital “(A)Pilando e Sambando: Memórias do Samba do Pilão da Caiçara”

 


A palestra virtual consiste em uma atividade que apresenta o catálogo digital  intitulado: (A)Pilando e Sambando: Memórias do Samba do Pilão da Caiçara. Disponível no canal do Projeto Memórias do Samba do Pilão da Caiçara no YouTube, lançado no dia 22 de março de 2021.



O Grupo Nossa Senhora do Pilão de Campo Formoso/Caiçara, localizado em Tanquinho-BA, foi idealizado e criado em 2011, junto com a capela da comunidade da Caiçara, por Maria Santana, conhecida por Maria Canivete, com o objetivo de rememorar o passado e “reviver uma história morta”, se apresentando para a comunidade como um elemento da cultura do povo da roça.

 


 
                                             Memórias do Samba do Pilão da Caiçara 


O catálogo foi elaborado como meio de preservação, transmissão e difusão das memórias, saberes/tecnologias do corpo produzidos pelas sambadeiras e sambadores deste grupo, sendo o samba do pilão uma das manifestações culturais que ainda se reproduzem no interior da Bahia. O material está disponibilizado através da plataforma google drive para download(VEJA O CATÁLOGO)

Participaram da palestra Maria Santana, a docente Tércia Souza, graduada no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), e os professores Clóvis Oliveira, Luiz Vitor C. Jr., e José Leão.

O projeto tem apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Fonte: Ascom UEFS


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui