13 de mai. de 2021

#TerradeLucasInformação - Jornadas do 14 de maio discutem racismo e cidadania na Uefs

 



Os interessados devem fazer as inscrições neste link

Dando continuidade as atividades realizadas em 2020 pelo Laboratório de Estudos Conexões Atlânticas Diáspora Africana, Culturas Afro-brasileira e Indígena da Universidade Estadual de Feira de Santana (Lecadia/Uefs), o evento "Jornadas do 14 de maio" discute racismo e cidadania através do YouTube no endereço: https://youtube.com/c/PROEXUEFS nos dias 14, 17 e 19 de maio.

 

A proposta do título faz referência ao dia seguinte ao 13 de maio de 1888, data em que foi assinada e publicada a Lei que aboliu a escravidão no Brasil, último país a sancionar a abolição nas Américas. Enquanto o termo "jornadas", no plural, representa as caminhadas incansáveis percorridas dia após dia pelos povos anteriormente escravizados em busca da verdadeira liberdade e que seguem até hoje com as organizações antirracistas e resistências cotidianas.

 

A Lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil, além de tardia, não foi acompanhada por regulamentações e políticas públicas que permitissem a inclusão através de propostas reais e específicas de cidadania aos libertos e seus descendentes. Atualmente os negros continuam sofrendo as graves consequências do racismo estrutural, que naturalizou toda sorte de violências contra os não-brancos. Então, é de extrema importância ressignificar o 13 de maio e discutir os processos rumo a uma cidadania plena para o povo negro no Brasil.

 

Os interessados devem fazer as inscrições através do endereço eletrônico https://forms.gle/JF4sUxaY6KeiKph98.

 

Veja a programação completa:

 

Dia 14/05, às 14h: Racismo e cidadania - Prof. Drª Ana Flávia Magalhães (UNB), Mediação - Prof° Dr° Silvio Humberto Passos Cunha (UEFS)

 

Dia 17/05, às 19h: Exibição do documentário Bembé do Mercado - 130 anos; Bate-papo com os diretores Thais Brito (UFRB) e Danilo Barata (UFRB), mediação - Profº. Ms. João Rodrigo Araújo Santana (UEFS - doutorando na UFBA)

 

Dia 19/05, às 19h: Diálogos sobre o 14 de maio a partir da obra “O Massacre dos Libertos: sobre raça e república” (1888-1889) - Prof° Dr° Matheus Gato de Jesus (UNICAMP), Mediação - Profº. Ms. João Rodrigo Araújo Santana (UEFS - doutorando na UFBA) 


Fonte: Ascom UEFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

Livro barato é no SubMarino