26 de abr. de 2021

#TerradeLucasCultura - Quem foi Walter Smetak?



Músico violoncelista, compositor, inventor de instrumentos musicais, escultor e escritor. Walter Smetak nasceu em Zurique (Suíça) em 1913 e veio ao Brasil em 1937, a convite de um de seus professores de música, para tocar em uma orquestra em Porto Alegre (RS). Mais tarde, passou a tocar em rádios, cassinos e bailes no eixo Rio – São Paulo.

No fim da década de 1950 chega à Bahia, convidado à lecionar nos Seminários Livres de Música da UFBa – um projeto do então reitor Edgard Santos. Esse núcleo de produção de conhecimento foi fundamental para o surgimento do movimento Tropicalista, 10 anos mais tarde.

Smetak teve como colegas e alunos grandes nomes da MPB, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom zé, Rogério Duarte, Gereba, Tuzé de Abreu, Djalma Correia, Marco Antônio Guimarães, entre outros.

Ao longo da sua carreira, gravou dois discos, escreveu três peças de teatro, escreveu mais de trinta livros, além de criar mais de 150 instrumentos-esculturas, as conhecidas “plásticas-sonoras” smetakianas.

✝️ O artista faleceu em Salvador, em 1984.

🗣 Acompanhe as próximas publicações para conhecer mais da vida e obra do artista que é tema do novo projeto da VIA com a Somos Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

Livro barato é no SubMarino