28 de abr. de 2021

#TerradeLucasCultura - Documentário "Saberes Quilombolas" mostrará cultura das comunidades de Santo Amaro

 


Dois santamarenses apaixonados – a cantora e chef de cozinha Stella Maris, idealizadora e curadora do projeto, e o cantor e compositor Roberto Mendes, também curador, apresentam ao mundo no próximo dia 14 de maio o documentário “Saberes Quilombolas”, totalmente filmado nas comunidades de São Brás, Acupe e Cambuta, no município de Santo Amaro. A exibição da produção audiovisual inédita acontecerá pelo YouTube da ONG Roda Baiana e pelo instagram do projeto.


Com pesquisa, produção, roteiro e direção assinados por Plínio Gomes e Bruno Saphira, o documentário retrata os quilombolas – pescadores, marisqueiras, produtores de dendê, defumadores de camarão – em seus momentos de trabalho e de lazer, já que mostra a labuta, mas também os momentos de pura arte das rodas de capoeira, da Burrinha, do Nêgo Fugido e do samba de roda. Os personagens são as pessoas do povo, as que fazem vivas e ricas as tradições culinárias e culturais.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias- CCPI, (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Programa Aldir Blanc Bahia - Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são: a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.   

Serviço:

O quê: Documentário “Saberes Quilombolas”

Quando: 14 de maio (domingo)

Onde: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

Livro barato é no SubMarino