Livro barato é no SubMarino

22 de abr. de 2021

#TerradeLucasCultura - A HISTÓRIA DE NOSSAS MÃOS, videodocumentário sobre artesãos de Feira de Santana lançado pela AAFS

O trabalho tem apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e IPAC, via lei Aldir Blanc


A Associação dos Artesãos de Feira de Santana (AAFS) lançou nesta quarta-feira (21) o videodocumentário “A história de nossas mãos”, sobre os artesãos e artesãs de Feira de Santana. O trabalho faz parte do projeto “Saberes e Fazeres dos Artesãos do Centro de Abastecimento de Feira de Santana”, uma iniciativa selecionada no edital de preservação a patrimônios culturais registrados e/ou em processos de patrimonialização do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-Ba), com recurso oriundo da lei Aldir Blanc.

O lançamento contou com a participação do cineasta Daniel Ribeiro, responsável pela gravação do documentário, assim como Washington Luis Moura (Tom), representante da AAFS, e Aloma Galeano, coordenadora do projeto que tornou possível a gravação desse documento em vídeo sobre a história dos artesãos e artesãs de Feira de Santana. "Poder emprestar a nossa arte para ajudar a divulgar a arte de outras pessoas é uma grande honra. E sendo o artesanato de Feira de Santana, essa honra é ainda maior", destacou Daniel Ribeiro.

Ainda de acordo com o cineasta, o documentário foi realizado com muito carinho e respeito por essa história tão importante. “Apesar do pouco tempo de pré-produção e produção, a gente conseguiu reunir depoimentos muito ricos.  Além disso, a decisão de colocar referências à literatura de cordel, com menção à xilogravura e aos declamadores populares, deu ao documentário um molho especial. Nos sentimos como artesãos tecendo uma rede de elementos audiovisuais, tendo como fio condutor a história de Feira de Santana e do seu artesanato", descreveu.

O videodocumentário faz parte do “Saberes e fazeres dos artesãos do Centro de Abastecimento de Feira de Santana” que possui o apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e IPAC, via lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Mais sobre o projeto
O projeto “Saberes e Fazeres dos Artesãos do Centro de Abastecimento de Feira de Santana” foi aprovado pelo Edital de Chamamento Público nº. 001/2020 Finalidade da Seleção: Seleção de Organizações da Sociedade Civil – OSCs interessadas em celebrar Termos de Fomento, cujo objeto consiste na execução de ações de Salvaguarda para o patrimônio cultural imaterial registrado e/ou em processo de patrimonialização pelo IPAC. Recurso proveniente da Lei Aldir Blanc, com o objetivo geral de preservação, salvaguarda, valorização, pesquisa, inventário, difusão, dinamização e estudos de normatização de patrimônio cultural imaterial registrado e/ou em processo de patrimonialização p elo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), especificamente do patrimônio Processo nº 06071 60017 246/16 “Centro de Abastecimento”.

Para mais informações, acesse www.aafs.com.br e/ou acompanhe as redes sociais


Enviado por Cid Fiuza / Aloma Galeano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui