8 de mar. de 2021

#TerradeLucasCultura - Dia Internacional da Mulher: Origem e importância da data

New York 1909 - Foto:Jacob Rader Marcus Center

Você sabe como essa data surgiu? Ao contrário da maioria comemorações, o dia Internacional da Mulher, não foi criado pelo comércio, e tem raízes históricas muito mais profundas que levantam pautas importantes. Oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, esta é comemorada desde o início do século 20. 

A Origem 

Sua origem é muito discutida, e está cheia de controvérsias. Mas, podemos criar uma linha do tempo com alguns acontecimentos que levaram ao surgimento. 

Nova York (1909) 

Em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York, por volta de 15 mil mulheres foram as ruas da cidade por melhores condições de trabalho. Na época, as jornadas chegavam a 16h diárias, seis dias por semana e, não raramente, precisavam trabalhar também os domingos. Ali teria sido celebrado pela primeira vez o “Dia Nacional da Mulher” estadunidense.  

Já em 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (na maioria, judeus), trazendo à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial. 

Alemanha (1910) 

Na Europa, esse movimento nas fábricas também crescia. Em agosto de 1910, a alemã Clara Zetkin propôs em reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas. uma jornada de manifestações. Esta proposta, segundo os registros, era de uma jornada anual de manifestações das pela igualdade de gênero.  

Na Rússia, em 1917, milhares de mulheres foram às ruas contra a fome e a guerra; a greve delas foi o pontapé inicial para a revolução russa e também deu origem ao Dia Internacional da Mulher — Foto Getty Images

Rússia (1917) 

As mulheres também participaram ativamente da Revolução Russa de 1917, a qual foi marcada por diversas manifestações e reivindicações por parte das mulheres operárias. No dia 08 de março deste ano, cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau II. Após a revolução bolchevique, a data foi oficializada entre os soviéticos como celebração da “mulher heróica e trabalhadora”. 

Oficialização (1975) 

Em 1975 a ONU decretou o “Ano Internacional da Mulher” para lembrar as conquistas políticas e sociais, consequentemente, 08 de março tornou-se o dia oficial. No mundo inteiro, a data ainda é comemorada. 

Em alguns países, é considerado feriado nacional. Na Rússia, por exemplo, as vendas nas floriculturas se multiplicam nos dias que antecedem a data, pois os homens costumam presentear as mulheres com flores na ocasião. Já na China, as mulheres podem ter metade do dia de folga no 8 de março, conforme é recomendado pelo governo, mas a prática não é obrigatória em todas as empresas. 

No Brasil, a data também é marcada por celebrações, mas também, por protestos nas principais cidades do país para reivindicar a igualdade de gênero, a legalização do aborto e criminalização da violência contra a mulher. 

E para você

Feliz dia Internacional das Mulher e até a próxima!  


Fonte: Canal do Ensino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

Livro barato é no SubMarino