Livro barato é no SubMarino

18 de fev. de 2021

#TerradeLucasCultura - Primeira edição do Festival Solos de Casas DENDICASA é realizada em Feira de Santana


Com mistura de diversas linguagens artísticas, acontece o primeiro Festival Solos de Casas DENDICASA. A programação completa será transmitida de forma gratuita em formato de live nas plataformas digitais (Facebook e YouTube), entre os dias 17 a 22 de março. O projeto tem apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

O Festival Solos de casas DENDICASA saúda a diversidade da arte feirense com ações produzidas em casa e com distanciamento social, por conta da pandemia da Covid-19. A arte performance, a dança-teatro, a música, a poesia e as artes plásticas estarão presentes na programação. Serão apresentadas performances em formato solo, de três a cinco minutos, onde cada artista trará o seu trabalho autoral. Também haverá atividades de formação com profissionais da cena artística local, que discutirão temas como o circo, a dança, o cinema e o teatro em Feira de Santana.

O objetivo do festival é estimular a produção artística e a cultural local, rica em linguagens e formas de expressão. A programação possibilitará a construção de espaços de conversa, o compartilhamento de processos criativos e o intercâmbio de artistas e do público. As ações apresentarão diálogos entre as tradições e as inovações tecnológicas, ampliando o exercício de experimentação criativa dentro e fora das redes. A ideia é que as múltiplas linguagens atravessem as telas e alcancem as pessoas, levando entretenimento e ampliando os horizontes sobre o fazer artístico.

Além das inúmeras famílias afetadas, a pandemia da Covid-19 trouxe muitas angústias e ampliou as incertezas sobre o futuro. Por essa razão, o festival também tem o propósito de oferecer um alento por meio da apresentação de múltiplas linguagens artísticas, trazendo a importância do autoconhecimento e do autocuidado nesses tempos difíceis. Assim, haverá o incentivo ao movimento e à prática de atividades físicas, essenciais para a saúde. Toda a programação respeitará as normas de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O projeto é idealizado por alunos do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), juntamente com a classe artística de Feira de Santana. A ideia surgiu depois dos workshops Solos na TOCA, ofertados nos meses de julho e setembro de 2020 pelo CUCA. Ambos os workshops foram realizados de forma virtual, o que acendeu ideias sobre novas formas de ocupar as plataformas digitais e conectar pessoas. A realização do 1º Festival Solos de casas DENDICASA possibilitará uma visão prática parcial dos estudos desenvolvidos por alguns artistas de Feira de Santana ao longo de sua formação artístico-pedagógica

Além de propor a experimentação de novas linguagens, o Festival Solos de Casas DENDICASA faz um compromisso com a educação e o desenvolvimento da sociedade por meio da arte. A ideia é que sejam construídos espaços de reflexão para conscientizar a população sobre a importância da arte e também discutir temas atuais, como as desigualdades sociais por questões raciais, de classe, de gênero e também relacionadas à população LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros/Travestis, Queer, Intersexo, Assexuais e mais).

As apresentações e as atividades formativas estarão disponíveis para o acesso da comunidade local. As inscrições poderão ser realizadas em breve.

Mais informações disponíveis na página do festival no Facebook (https://www.facebook.com/festivalsolosdecasas/) e no Instagram (https://instagram.com/festivalsolosdecasa?igshid=15qvu7qqk7cda).

Serviço:

O que: Festival Solos de Casas DENDICASA

Quando: de 17 a 22 de março

Onde: nas plataformas digitais (Facebook e YouTube)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui