O Núcleo de Investigação Transdisciplinar (NIT) lançou nesta sexta-feira a edição 48ª do Jornal Fuxico. Entre as novidades desta edição está na capa recortes de textos do autor indígena Ailton Krenak, além de outras potentes imagens em textos e desenho por muitos outros importantes autores que estão comprometidos com a dignidade humana. O jornal é desenvolvido pelo NIT, núcleo ligado ao Departamento de Educação da UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana.

                                    

O Jornal Fuxico existe desde o ano 2000, com versões impressas e online, como podemos acessar a partir deste link. As atividades também eram realizadas presencialmente, na UEFS. Diante da necessidade de exercer o isolamento social/físico, essa nova edição foi desenvolvida, completamente, por meios de reuniões e edições online.

 

Como podemos ver, as primeiras publicações desse periódico eram chamadas Trans, pois tem como mote, desde sua gênese, a discussão e vivência da transdisciplinaridade. Em 2007, teve seu nome alterado para FUXICO, por considerar a força semântica desta palavra, que revela os transcursos da vida, seus entrelaces, polifonias e feixes policrômicos.

 


O NIT

 

Em suma, o Núcleo transita nas mais variadas temáticas que compõem a diversidade dos saberes e sabedorias das culturas humanas entre os campos da Ciência, da Arte, da Filosofia e das Tradições Culturais/Espirituais e busca proporcionar investigações teóricas, empíricas e teórico-vivenciais que impliquem na busca de nosso ser-sendo-com, em sua complexidade in-tensiva, e que possibilitem uma práxis transdisciplinar da cultura, da educação e de nossas relações com o ecossistema.

 


Serviço:

O quê: Lançamento da edição 48ª do Jornal Fuxico

 

Quem: NIT – Núcleo de Investigação Transdisciplinar/Departamento de Educação da UEFS


Acesso: https://drive.google.com/file/d/1xVUN2zUpRAwRvS12uJaHWhKT4z6IuGZ9/view?usp=sharing

 

Outras edições: http://www.uefs.br/modules/documentos/index.php?curent_dir=4172