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20 de mar. de 2020

Sebrae age para reduzir impacto do Coronavírus nos pequenos negócios

Na Bahia, eventos coletivos, internos e externos, 
estão suspensos, mas atendimento remoto está mantido

Em alinhamento com o Sistema Sebrae e as determinações dos poderes públicos do estado, o Sebrae Bahia assume o compromisso de prevenir a propagação do Coronavírus em território baiano. Por conta disso, estão suspensos todos os eventos coletivos (cursos, palestras, oficinas, treinamentos), sejam internos ou externos, no período de 19 a 31 de março de 2020, em todo o estado.
O atendimento presencial está migrando para o atendimento a distância, com clientes sendo contatados, até a suspensão completa das Agências nos próximos dias. Os canais de atendimento a distância seguem disponíveis para os empreendedores baianos, por meio do Portal Sebrae (www.sebraeatende.com.br), pelas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter), além da oferta de conteúdos no YouTube (www.youtube.com/sebraetalks) e no portal.


Grupo de trabalho
O Sistema Sebrae reitera seu empenho para reduzir os efeitos da pandemia de Covid 19 nas micro e pequenas empresas em todo o Brasil. No cenário nacional, esses empreendimentos representam 99% dos negócios brasileiros responderam por mais de 730 mil vagas de trabalho criadas em 2019.Na Bahia, os pequenos negócios representam 98,2% do tecido empresarial no estado e foram responsáveis pela criação de mais de 27 mil postos de trabalho.
Para lidar com esse momento, o Sebrae criou um grupo de trabalho e iniciou atuação junto às instituições setoriais e no atendimento direto aos empresários. O objetivo é acelerar o enfrentamento do problema e possibilitar mais rapidamente a retomada da agenda de desenvolvimento da economia.
Pilares de atuação:
1) Orientação para a Rede de Atendimento Sebrae: 
Estratégia: nivelar informações para adoção de medidas preventivas nos quase dois mil pontos de atendimento físico espalhados pelo país, priorizando o relacionamento com o cliente a distância e revendo o calendário de eventos presenciais e coletivos.
2) Orientação e apoio aos pequenos negócios:         
Estratégia: apoiar os setores mais impactados pela doença, informar empresários e funcionários sobre medidas de prevenção e oferecer orientação gerencial e financeira diante do prejuízo provocado pelo Coronavírus, atuando em parceria com instituições que representam os segmentos afetados.
3) Articulação de políticas públicas e equacionamento do fluxo de caixa:
Estratégia: negociar ações para promover junto aos entes públicos e privados:
- prorrogação do prazo para pagamento de tributos
- liberação de linhas de crédito em condições especiais
- renegociação e alongamento de dívidas
- desoneração tributária
- ampliação da garantia de operações de crédito
- ampliação das possibilidades negociais da jornada de trabalho, por meio de home office, férias coletivas e banco de horas
- fortalecimento do Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa (Fampe)

Setores mais impactados:
Pequenos negócios em processo de internacionalização
Desabastecimento de setores intensivos em importação:
Eletrônicos
Têxteis
Peças automotivas
Pequenos Negócios intensivos em atendimento ao público:
Turismo
Alimentação fora do lar
Feiras livres
Varejo tradicional
Serviços porta a porta
Economia criativa (shows, teatro, eventos esportivos e eventos em geral)
Serviços médicos e veterinários
Serviços de beleza, cuidados pessoais e estética
Serviços educacionais
Negócios situados em ruas de comércio, shoppings ou locais de grande circulação
Logística (incluindo e-commerce)
Serviços de transporte (coletivos e individuais)


Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

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