Livro barato é no SubMarino

9 de dez. de 2019

MOC realizará o ciclo de saberes por um sertão justo




O Movimento de Organização Comunitária – MOC, nos próximos dias 10 e 11 de dezembro, realizará o Ciclo de Saberes Por um Sertão Justo, na Pousada Central, na Rua Marechal Deodoro. O evento é a culminância de uma série de atividades das ações temáticas dos Programas do MOC voltadas para a concretização dos objetivos estratégicos da instituição e sua Missão.

O evento no primeiro e segundo dia contará com diversas atividades, à exemplo da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, exposição de Fotografias- 30 Anos da Convenção dos Direitos das Crianças, Encontro de Saberes sobre a afirmação da identidade rural e resistência no campo, seminário de avaliação dos processos de Educação do Campo Contextualizada, lançamentos de livros, palestras, audiência pública, encontro de avaliação, rodas de conversas e muito mais.


Na programação contamos com a convidada especial e palestrante Celi Tafarell, educadora e cientista, doutora e pós-doutoranda e bastante respeitada por todos da área da Educação e do próprio movimento político-social de nosso país, ela vem para abrilhantar nosso evento com uma palestra magna sobre a atual situação política social e a luta por direitos do povo do Semiárido.

Além disso uma audiência pública de Culminância da Campanha pela vida de Meninas e Mulheres, que segue com o propósito de ampliar o acesso a formação e informação na prevenção e enfrentamento a violência contra mulheres e meninas, bem como refletir sobre a desnaturalização da violência contra as meninas e o papel preventivo da família, escola e comunidade, como ainda estabelecer canais de diálogo com o poder público para que esse possa assumir o seu papel na proposição de políticas públicas e ações de prevenções a violência contra as mulheres nos municípios e essa audiência encerra com as atividades da Campanha #PELAVIDADEMENINASEMULHERES. 

Aberta ao público em geral, o ciclo contará com a referida Feira Agroecológica e da Economia Solidária que tem como objetivo de chamar a atenção para os saberes, sabores e fazeres e as potencialidades da região, observando a capacidade que tem o homem e a mulher que habitam no Semiárido para oferecer produtos e ideias que refletem tanto a convivência quanto os caminhos para efetivação do desenvolvimento sustentável regional. Serão apresentados e comercializados diversos produtos artesanais, agroecológicos e da economia solidária, sem perder de vista a diversidade, riqueza cultural e alimentos livres de agrotóxicos, envolvendo o público e os sujeitos que dão sentido ao trabalho e missão da instituição, como agricultores/as familiares, mulheres, jovens, crianças, comunicadores/as, educadores/as e técnicos/as.



Criado em 1967, o Movimento de Organização Comunitária - MOC é uma organização não governamental que surgiu com o objetivo de organizar as comunidades carentes de Feira de Santana. No decorrer da década de 1970, o foco de atuação se deslocou para as comunidades rurais do Semiárido baiano, especialmente na Região Sisaleira. Hoje, presente nos Território do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão, busca pelo desenvolvimento sustentável desenvolvendo ações de fortalecimento da sociedade civil, da agricultura familiar, dos direitos de mulheres, homens, jovens, crianças e adolescentes, da educação do campo, da comunicação comunitária e do acesso à água, agroecologia e alimentação saudável.

Fonte: ASCOM MOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui