Livro barato é no SubMarino

5 de set de 2019

Mulher com a Palavra recebe Leandra Leal, Liniker e Giovana Xavier


Encontro reunirá personalidades para discutir Arte, pensamento e resistência no dia 23 de setembro no Teatro Castro Alves com mediação de Rita Batista
Arte, Pensamento e Resistência é o tema da próxima edição do projeto Mulher com a Palavra, que receberá a atriz e diretora Leandra Leal, a cantora Liniker e a Prof. Doutora em História Giovana Xavier, no dia 23 de setembro, às 20h, no Palco Principal do Teatro Castro Alves, com mediação da apresentadora Rita Batista. O Mulher com a Palavra é uma iniciativa da Maré Produções Culturais em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA) e com o patrocínio da Avon e Bahiagás. O Mulher com a Palavra é consolidado um espaço de compartilhamento de experiências de mulheres brasileiras de expressão, na arte e cultura, trazendo reflexões sobre empoderamento feminino, carreira profissional e artística e temas da atualidade.


Nesta segunda edição do ano 2019, o Mulher com a Palavra convida mulheres que utilizam a arte e o pensamento como formas de resistência. De acordo com a diretora artística do projeto, Dayse Porto, da Movida Conteúdo, “em um período em que artistas, intelectuais e políticos estão sendo perseguidos por defenderem os direitos humanos, a igualdade e um mundo mais justo, vamos discutir como as diferentes linguagens e iniciativas da expressão e do conhecimento estão se movimentando”.
A intenção dessa edição é promover uma troca entre mulheres com diferentes vivências e posturas para contar como cada uma delas faz de seus trabalhos atos de resistência. A secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Julieta Palmeira, é uma entusiasta. “É missão da nossa secretaria acolher a luta das mulheres na sua diversidade. Essa edição, em especial une temáticas extremamente atuais no debate público: diversidade, arte e resistência”, disse.
Comprometida com as discussões sobre mulheres, uma das patrocinadoras do evento contribui com a reflexão: "Para a Avon, uma empresa que empodera e valoriza a mulher há mais de 130 anos, é muito importante fazer parte destas conversas, que reúnem diferentes mulheres e suas realidades. O "Mulher com a Palavra" é um evento grandioso e nos orgulhamos em contribuir, por mais um ano, com iniciativas como esta", comenta Ana Costa, vice-presidente Jurídica e de Relações Governamentais da Avon Brasil.
Mulher com a Palavra - O Mulher com a Palavra se consolidou por debater temas caros aos direitos das mulheres, passando por diferentes questões e convidadas com trajetórias plurais. Em julho, abrindo o projeto, foram convidadas a cantora Mariene de Castro e a escritora Ana Maria Gonçalves. Ao longo dos quatro anos de realização, já passaram nomes como Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo, Karol Conká, Gaby Amarantos, Zezé Motta, Maíra Avezedo, Joice Berth, Lívia Natália e Carla Akotirene. Ainda participaram artistas como Daniela Mercury, Camila Pitanga, Taís Araújo, Pity, Marina Lima, Elza Soares, Zélia Dunkan, Márcia Tiburi, Preta Gil, MC Carol e Elisa Lucinda.
Quem são elas?
Mulheres de diferentes trajetórias e profissões debaterão os caminhos e estratégias que utilizam para enfrentar tempos de conservadorismo e intolerância. Conhecida do grande público pela sua atuação na televisão desde a infância, Leandra Leal é atriz, diretora, produtora. Administra o Teatro Rival, de sua família, e recentemente participou da série Aruanas. No cinema, dirigiu o premiado documentário Divinas Divas e está em fase de pós-produção de um filme sobre música popular brasileira.
Com apenas 23 anos, a cantora e compositora Liniker Barros se tornou uma referência quando o assunto é representatividade. Vocalista da banda Liniker e os Caramelows, surgida em 2015, quando chamou a atenção na internet com o lançamento do EP Cru, a artista trans aproveita a visibilidade e as possibilidades que a música proporciona para se posicionar, ocupar espaços e contribuir com uma cena que se fortalece a cada dia.
Doutora em História e professora UFRJ, Giovana Xavier é autora do livro "Você pode escrever mulheres negras como objeto de estudo por mulheres negras contando sua própria história". Giovana também é influenciadora digital em conteúdos sobre autocuidado, maternidade e trabalho acadêmico. Giovana é idealizadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Intelectuais Negras. Em 2017, organizou o catálogo "Intelectuais Negras Visíveis", que elenca 181 profissionais mulheres negras de diversas áreas em todo o Brasil.
Serviço
Mulher com a Palavra – Leandra Leal, Liniker e Giovana Xavier
Dia 23 de setembro, às 20h
Palco Principal do Teatro Castro Alves
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada), disponíveis a partir de segunda-feira (26/08) nas bilheterias do Teatro Castro Alves, Balcões SAC e no site http://www.ingressorapido.com.br.

Fonte: SPM BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui