Livro barato é no SubMarino

11 de set de 2019

Brasil de Tuhu retorna a Salvador para apresentação do Concerto Didático e realização da Vivência Musical Continuada e Personalizada

Com a missão de fortalecer e ampliar a educação musical no país, o programa Brasil de Tuhu leva atividades gratuitas a alunos e educadores. | Foto: Divulgação

Composto por 11 diferentes ações, o programa acontece desde 2009, tendo beneficiado mais de 40 mil alunos e professores, de 248 escolas públicas em 41 municípios de 13 estados do país.

A música transforma. Traz suavidade para o dia-a-dia, estimula a criatividade e as percepções, proporciona conhecimento, resgata emoções, incentiva trocas, cria laços, acessa áreas remotas do cérebro, remete a outros tempos e culturas…
Dando continuidade às suas ações, o programa de educação musical Brasil de Tuhu iniciou em agosto a circulação nacional 2019, com o patrocínio da Wilson Sons e do Governo Federal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania. E a próxima parada será em Salvador (BA), seguida por Ipojuca (PE), Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Guarujá (SP).
Em Salvador, a programação conta com concertos didáticos conduzidos pelo Quarteto Brasil de Tuhu (Carla Rincón, no primeiro violino, Fabio dos Santos, no segundo violino, Jade Guilhon, na viola, e William Ambe, no violoncelo) em escolas públicas municipais e no Boca de Brasa Subúrbio 360, em apresentação única e aberta ao público, e com a Vivência Musical Continuada e Personalizada, ciclo de capacitação para educadores interessados em musicalização infantil.
Com roteiro costurado pelo compositor, arranjador e autor teatral Tim Rescala, o concerto é realizado por um quarteto de cordas criado especialmente para a turnê (formado por jovens músicos e capitaneado por Carla Rincón - do premiado Quarteto Radamés Gnattali) e ganha ainda mais interatividade com a participação da atriz e cantora Maria Ceiça e do boneco Tuhu, que de forma lúdica e divertida ensinam noções básicas de ritmo, melodia e harmonia, convidando a todos a aprenderem brincando.
O pano de fundo é a história do grande maestro Villa-Lobos e no repertório estão cantigas populares compiladas por ele em seu Guia Prático, como “Fui no Itororó” e “Saltando como um saci”. Assistido por mais de 40 mil crianças em 13 estados brasileiros, o concerto tem como objetivo desmistificar o universo da música clássica para as crianças, ao mesmo tempo em que as sensibiliza para a importância da educação musical.  “A música de Heitor Villa-Lobos é uma referência para nós, músicos brasileiros. Não só pela sua riqueza, beleza e força expressiva, mas também pela sua inerente e natural brasilidade. Nada melhor do que a música de Villa para iniciar as crianças na música de concerto. Neste espetáculo, leve e lúdico por natureza, felizmente conseguimos isso, aliando música e teatro.” conta Tim.
Após os Concertos Didáticos, os alunos receberão o gibi ‘O Brasil de Tuhu’, com a história de um jovem musicista e jogos de musicalização. Além disso, todas as escolas participantes receberão um kit com materiais especialmente pensados para auxiliar os professores em atividades de educação musical em sala de aula.
 “O nosso objetivo é ampliar o acesso à educação musical no país e aproximar as crianças do universo da música brasileira de concerto”, explica Paula Sued, sócia e diretora de produção da Baluarte Cultura, empresa realizadora do Brasil de Tuhu.



Capacitação gratuita para professores e educadores
Numa combinação de jogos, performances e diferentes recursos didáticos que podem ser aplicados em diversos tipos de aula ou atividades, a Vivência Musical Continuada e Personalizada do Brasil de Tuhu é um ciclo de capacitação gratuito onde as atividades serão desenvolvidas a partir do mapeamento das necessidades dos participantes selecionados e orientadas conforme as dificuldades e desafios apresentados por eles, durante seis encontros.
A oficina em Salvador será coordenada por Carla Rincón, premiada violinista, fundadora do Quarteto Radamés Gnattali, iniciada no El Sistema da Venezuela e com singular experiência em ensino coletivo e inclusão social através da música, além de diretora pedagógica do Brasil de Tuhu e do Instituto Zeca Pagodinho, e Josiane Kevorkian, pianista, diretora cultural da Casa de Artes Paquetá (RJ), onde dirige o projeto Bem Me Quer Paquetá, coordenadora artística do Instituto Zeca Pagodinho e dedicada à formação de professores de musicalização infantil.

Mais de 650 educadores já participaram das vivências – que este ano estarão ainda mais diversificadas, utilizando e integrando as ferramentas e conteúdos criados ao longo dos onze anos do programa Brasil de Tuhu. Todas as atividades desenvolvidas durante a oficina têm como objetivo desenvolver habilidades e consciência sobre: educação espaço-temporal, desenvolvimento do ritmo, estímulo à criatividade por meio da improvisação musical, do ouvido musical e da voz.
“Foi maravilhoso participar da Vivência Musical. Estou amando utilizar o que aprendi com minha turma do infantil V. Trabalhamos os contos utilizando fantoches e a criatividade das crianças no desenvolvimento final das histórias. Na turma do 4° ano, com garrafas, gravetos de bambu, copos e tampas, produzimos sons diversos.”, conta Glaucevane Silva Galvão, participante da Vivência Musical de 2018.

As turmas terão 40 vagas e os encontros serão realizados nos dias 14 e 15 de setembro, 26 e 27 de outubro, 23 e 24 de novembro, em Salvador (local a confirmar). As inscrições para o processo seletivo deverão ser feitas pelo site do programa: www.brasildetuhu.com.br entre os dias 02 e 26 de agosto.
O Brasil de Tuhu é uma realização da Baluarte Cultura em parceria com Carla Rincón e é mantido pela Wilson Sons e pelo Governo Federal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania.
Serviços
Concerto Didático nas escolas
Local: Escola Municipal Helena Magalhães
Data: 12 de setembro de 2019
Horários: 9h e 14h

Local: Escola Municipal Bela Vista do Lobato
Data: 13 de setembro de 2019
Horários: 9h e 14h

Concerto Didático aberto ao público
Local: Boca de Brasa Subúrbio 360
Data: 14 de setembro de 2019
Horários: 15h
Ingressos: R$1,00

Vivência Musical
Inscrições em: www.brasildetuhu.com
Período de inscrição: de 02 a 26 de agosto
Local: a confirmar
Data: 14 e 15 de setembro, 26 e 27 de outubro, 23 e 24 de novembro

Realizado desde 2009, Brasil de Tuhu é um programa multiplataforma que atua pela ampliação da educação musical no Brasil, desenvolvendo ações presenciais e online tanto para crianças como para educadores. Todas as ações são inspiradas no Guia Prático de Heitor Villa Lobos, maestro e grande entusiasta da educação musical que na década de 30 percorreu o país documentando cantigas populares para que as mesmas servissem de ferramenta para a musicalização de crianças em escolas públicas do país.
Além dos Concertos Didáticos e da série de desenho animado, o programa realiza a Vivência Musical, ciclo de capacitação gratuito destinado a educadores interessados em conteúdos e metodologias de musicalização infantil, o aplicativo Tuhu Musical, com jogos educativos para crianças de 2 a 6 anos, o Gibi com atividades musicais para crianças de 6 a 11 anos, o CD Brasil de Tuhu – vol. 1, disponível nas principais plataformas de streaming, a Rádio Tuhu com podcasts temáticos, as Videoaulas com grandes instrumentistas e recursos de acessibilidade, a Revista Tuhu sobre diferentes aspectos da educação musical, os Guias Didáticos, ferramenta de apoio a educadores com referências de exercícios para a prática de musicalização em sala de aula, e o Mapeamento nacional com um compilado de dados sobre o panorama da educação musical brasileira. Para saber mais, acesse: www.brasildetuhu.com.br       

A Baluarte Cultura é uma empresa especializada em consultoria e gestão cultural com mais de 90 projetos realizados no Brasil e exterior em 14 anos de atuação. Acreditamos que a cultura é um poderoso meio de transformação social e por isso buscamos um mundo com maior potência criativa. Nosso negócio é a Responsabilidade Cultural: Pensamos a cultura de forma estratégica para gerar impactos positivos para a sociedade e empresas. Desde 2015 somos Empresa B Certificada e integramos o movimento global de empresas melhores para o mundo. O Sistema B (http://sistemab.org) certifica e empodera empresas que estão comprometidas com a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Signatárias do Pacto Global, nossa atuação está alinhada ao fortalecimento de cinco objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pelas Nações Unidas para combater os principais desafios econômicos, sociais e ambientais do planeta; são eles:



Sobre a Wilson Sons
Somos um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima no mercado brasileiro e oferecemos soluções completas da cadeia de suprimento, com mais de 180 anos de experiência. Tantos anos de história são possíveis na medida em que enxergamos no presente o investimento para o futuro, por meio de relacionamentos sólidos e compromisso social. A plataforma de patrocínios Avante é nosso elo com a sociedade, espaço em que potencializamos iniciativas que reafirmam nossos atributos de solidez, realização, cooperação e comprometimento.

Informações à imprensa:
Ana Camila Comunicação & Cultura
Jornalista responsável:
Gisele Santana | (71) 98872.5492 | jornalismo.gi@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui