Livro barato é no SubMarino

8 de ago. de 2019

Memorial em homenagem a Julieta Carteado é inaugurado na Uefs



A solenidade de inauguração do Memorial em homenagem póstuma a primeira diretora da biblioteca da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Julieta Carteado Monteiro Lopes, ocorreu na quarta-feira, 31/07, na Biblioteca Central da instituição que também recebe o nome da homenageada. O memorial foi originado para celebrar e perpetuar a contribuição da diretora que atuou por 10 anos na instituição.

O reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, destacou a importância das pessoas que contribuíram para o engrandecimento e desenvolvimento da universidade. "O memorial reforça o reconhecimento àqueles que fazem parte da universidade. Como reitor, digo que entregamos este memorial em homenagem a Julieta Carteado e também a todos que construíram e que constroem a Universidade Estadual de Feira de Santana", afirmou ele.

A diretora do Sistema de Bibliotecas, Maria do Carmo Sá Barreto, discursou sobre o legado deixado e a importância de Julieta. "Tínhamos a preocupação que não fosse apenas o nome atribuído a biblioteca, em razão de sua trajetória de vida, seu compromisso e dedicação ao trabalho, seria importante apresentar para a comunidade e também deixar o registro de quem foi Julieta Carteado para as novas gerações".

Julieta se formou como bacharel em biblioteconomia, também foi poetisa, escritora, artista plástica, além de membro da Academia Feirense de Letras e patrona da cadeira 24 da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana.

A bibliotecária Isabel Cristina Nascimento Santana entende a relevância do memorial, pelo reconhecimento do marco profissional e também como pessoa sensível que era Julieta Carteado.

A criação do memorial foi idealizada por Maria do Carmo Sá e a coordenação das ações foi realizada pelo estagiário Paulo Fabrício dos Reis Silva, com apoio do Museu Casa do Sertão, Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Sub-Gerência de Patrimônio.

*FOTOS: Edvan Barbosa (Ascom/Uefs)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Uefs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui