Livro barato é no SubMarino

14 de ago de 2019

9 dicas simples de como estudar com eficiência



Em sua vida de estudante provavelmente encontrou  várias técnicas e métodos para auxiliar sua concentração nos estudos e formas de obter os melhores resultados. São tantas possibilidades, que muitas vezes acaba se perdendo e no final não consegue realizar o que foi proposto.
Por esse motivo, procuramos ajudá-lo: pesquisamos diversas técnicas, dos mais conceituados especialistas e resumimos aqui em 9, acreditando que sejam realmente eficientes para passar em qualquer prova ou concurso, seja estudando sozinho ou em grupo.

1-Dica para concurso: Estude as regras e as exceções os conceitos e as classificações 

Essa dica foi dada por Gerson Aragão, fundador do Método de Aprovação, para concursos. Gerson experiente em concursos, passou em vários, hoje assume o posto de Defensor Público.
A intenção de quem estuda para concursos é superar os concorrentes, que estudam tudo, estão sempre a 1 passo da aprovação, precisa assim de um diferencial onde possa ganhar tempo e ser mais eficiente na hora da prova.

Aprendendo as regras dentro de cada disciplina e suas exceções o estudante ganha tempo ao resolver as questões da prova. Da mesma forma acontece quando se estuda os conceitos e suas classificações. Eles poderão estar embutidos nas questões e o candidato atento saberá definir.
As dicas de Gerson estão no algo mais que o estudante pode fazer para se sobressair nos estudos. Então em relação a isso, ele também sugere que se faça uma análise prévia sobre o concurso e, antes de estudar, marcar o no conteúdo o que é importante segundo essa análise.
Outra coisa importante segundo ele é acrescentar informações extras relevantes nos resumos de estudo. Dessa forma estará ganhando tempo, focando no que realmente interessa no conteúdo para prova.

2-Estudos fracionados

Estudar muitas horas ininterruptamente já foi comprovado por vários especialistas que não é eficiente. Se você tem disponível para estudar o dia todo, ótimo! Mas não fique todo o tempo estudando. Em determinado momento seu cérebro para de assimilar e seu estudo será em vão.
O ideal é que fracione, em blocos de mais ou menos 30 minutos, intercalando com outras atividades para descansar o cérebro. Tente não estudar só uma matéria também, mesmo que seu conteúdo seja extenso.
Estude um pouco de uma disciplina, dê o intervalo e, se sentir que há necessidade, continue. Pode até voltar nela no final do expediente se for preciso, mas evite. Já ouviu falar do método Pomodoro? É uma ótima técnica para utilizar e dividir seu tempo. Vale a pena utilizar.

3- Ambiente de estudo 

Uma maneira de tornar eficiente seus estudos é antes de mais nada, cuidar do seu ambiente de estudo. Se possível vá até uma biblioteca onde tenha uma ambiente adequado a quem queira ficar sem ser incomodado. Nos intervalos dê uma volta, vá tomar um suco, tire um cochilo. Depois volte a se concentrar. Esse é o ambiente ideal para quem precisa estudar muito.
Porém, se não há possibilidade de acessar uma biblioteca, se estuda em casa, escolha o melhor local onde possa ficar sem ser incomodado. Dê preferência a um ambiente com porta, com luminosidade suficiente para não forçar suas vistas, com pouca ou nenhuma influência externa.
Procure ficar em um ambiente com cadeira e mesa. Evite, tanto os lugares aconchegantes demais – a não ser que você consiga se policiar e não cair na tentação de dormir- quanto os lugares desconfortáveis: se atente à postura em relação ao computador e à cadeira. São atitudes como essas que auxiliam em sua concentração para atingir seus objetivos de estudo.

4 – Rotina

Estabeleça uma rotina diária pra estudos. Tire um dia na semana pra descansar totalmente, os outros 6 dias estude. Faça um cronograma de estudos baseado em sua análise prévia do concurso. Tenha uma agenda onde possa separar todo o seu tempo.
Seja honesto consigo mesmo: não adianta separar horas do seu dia para estudar e não cumprir. A partir do momento que reservar esse tempo se obrigue a isso. Caso não consiga, adapte sua agenda, mas siga uma rotina certa. Dessa maneira conseguirá com o passar do tempo ter uma noção certa de quanto consegue cumprir o conteúdo.
Reveja sua agenda sempre que houver necessidade de mudar a rotina, como nas férias por exemplo. Não adianta ter um cronograma engessado e não conseguir seguir. Isso gera frustração e vontade de desistir. Previna isso revendo sua agenda quando preciso sem esquecer de manter sua rotina de estudos. Seja organizado para conseguir manter a rotina.

5- Prepare sua mente e seu corpo

Estudar pode ser uma ação que requer muito mais esforços do que se imagina, principalmente se você vem estudando a muito tempo para um concurso e não consegue passar. Ou para quem tem o dia muito atarefado com trabalho ou educação dos filhos e só tem algumas horas do dia para isso.
Mesmo pra quem tem todo o tempo disponível para se dedicar aos estudos mas tem dificuldade para se concentrar pode ser tarefa muito difícil. São casos e situações diversas que em algum momento poderá atingi-lo. Por isso é bom ter algum tipo de preparação para esse momento.
  • Durma bem– não precisa ser muitas horas, desde que seja profundamente
  • Se alimente bem – evite alimentos pesados, frituras, bebida alcoólica – prefira alimentos saudáveis, nutritivos.
  • Faça exercícios físicos: pelo menos uma caminhada vigorosa por dia.
  • Tire um tempo para descansar de estudos. Um dia na semana já é suficiente.

6- Ensine outra pessoa

Professor Piccini, especialista em aprendizagem e desenvolvimento pessoal em sua página Para Estudar e Aprender dá essa dica. Segundo ele, essa atitude ajuda a clarear a mente, a organizar o conteúdo para ensinar, a melhorar sua compreensão.
Para ensinar alguém você precisará de preparar-se antes, precisará entender e escolher a melhor maneira para ensinar. Como sugestão ele indica que se dê mini aulas para um grupo de colegas. Isso lhe ajudará a fixar o conteúdo.
Além dessa dica, Piccini reforça a necessidade de saber qual é o seu melhor horário de estudo, para que se torne mais eficiente esse momento individual ou em grupo. Caso não seja possível, desenvolva o hábito para acostumar com a rotina de estudos noturnos, será sempre necessário.

7- Pratique

Todos os métodos de estudo abrangem esse tópico: praticar, fazendo as questõesreferentes ao material que esteja esteja estudando. A melhor forma é resolvendo provas antigas do certame. Existem páginas na internet que fornecem questões ou simulados para serem feitos online.
Provas poderão ser baixadas da internet, tem ainda aplicativos, softwares e apostilas  que disponibilizam esse material que é de fundamental importância para garantir a efetividade do seu aprendizado.

8- Afaste-se de distrações

Você já deve ter percebido o que te distrai nesse mundo conectado, mas não custa nada reforçar pois realmente é um fator que atrapalha muito em sua missão de estudar com eficiência: afaste-se de televisão, celulares e redes sociais. Deixe para usar quando não estiver no seu horário de estudo.
Hoje em dia existem grupos de estudos em redes sociais, porém não se boicote: no momento de estudo desligue o celular, ou deixe no silencioso, fique offline. Reserve em sua agenda a hora de mexer nas redes sociais e cumpra esse horário. Não deixe que isso atrapalhe seus objetivos. Seja rígido nesse ponto.
A internet poderá ser bem utilizada para seus estudos: nos canais do Youtube, que disponibilizam vídeo aulas gratuitas, em plataformas de estudo, cursos online. Precisa ser bem disciplinado pra não deixar-se distrair por algum outro assunto e assim furar seu compromisso de estudo. Por isso, tenha horário reservado para isso na agenda. E cumpra!

9-Não seguir técnicas de estudo!

Não se espante! Vamos explicar: William Douglas, autor do best-seller Como passar em provas e concursos dá essa dica. O que ele disse foi que existem inúmeras técnicas de estudos, porém elas não funcionam da mesma maneira para todos. Mesmo a técnica mais eficiente, em algum momento poderá não funcionar com você.
Personalize a sua técnica de estudo: veja o quê funciona com você e adote para sua vida. Adapte conforme sua realidade. Preste atenção ao que dá certo e mude o que não dá. Talvez precise de unir duas ou três técnicas para definir o seu método eficiente de estudo.
Mas é bom saber que, segundo ele, algumas dicas funcionam para todos:motivação, otimização do tempo, organização, dedicação, treino, revisões periódicas, estudar em ambiente tranquilo -dicas que foram listadas acima.
Tudo isso vai acontecer conforme o tempo for passando. Não adianta correr. Também não adianta estudar várias horas do dia se não for com qualidade. Conforme ele mesmo disse: “a direção correta é mais importante que a velocidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui