Concertos apresentam às crianças noções básicas da música de forma lúdica e interativa
Turnê comemorativa seguirá por 10 cidades, em 6 estados, realizando 52 concertos para 10 mil crianças

O programa de educação musical Brasil de Tuhu comemora sua décima temporada de concertos didáticos com apresentações em escolas públicas municipais de Salvador e Camaçari no período de 23 a 26 de outubro. Baseado no 'Guia Prático' (1932) de Heitor Villa-Lobos, os concertos apresentam às crianças noções básicas dos elementos da música, os instrumentos que compõem um quarteto de cordas e o que é ritmo, melodia e harmonia, de forma lúdica e interativa. O programa ainda realiza, no mês de novembro, vivências musicais gratuitas para educadores interessados em conteúdos e metodologias de musicalização.

Em turnê nacional para comemoração dos seus 10 anos, o Brasil de Tuhu vai realizar 52 concertos didáticos, para 10 mil crianças, por 10 cidades de 6 estados brasileiros - Rio de Janeiro e Niterói (RJ), Rio Grande (RS), Ipojuca (PE), Belém (PA), Guarujá, Santos e Santo André (SP), e agora chega a Salvador e Camaçari (BA). Liderado pela violinista venezuelana e diretora pedagógica do programa Carla Rincón, o Quarteto Brasil de Tuhu é formado também por três jovens musicistas, Chiara Pinnola, 23 anos, no segundo violino, Gabriel Vailant, 22 anos, na viola e Matias Roque, 23 anos, no violoncelo, e patrocinado pela Wilson Sons. O roteiro do Concerto Didático foi desenvolvido especialmente para crianças de 6 a 12 anos pelo compositor, arranjador e autor teatral Tim Rescala (responsável, entre outras, pelas trilhas sonoras das minisséries Hoje é Dia de Maria, Capitu e Sítio do Picapau Amarelo) e conta ainda com a participação da atriz e cantora Maria Ceiça e do boneco Tuhu, que junto com os músicos realizam brincadeiras musicais para favorecer a interação com o público infantil.         
“O nosso objetivo é aproximar as crianças do universo da música brasileira de concerto, estética que, muitas vezes, está distante dos seus cotidianos. Para isso, desenvolvemos uma série de ações que envolvem também os estudantes e educadores. Estas atividades corroboram com nosso objetivo de ampliação e fortalecimento da educação musical no país ”, explica Carla.

Foto: Taylla de Paula

Após os Concertos Didáticos os alunos participantes recebem o gibi O Brasil de Tuhu, com história e jogos de musicalização. Além disso
, o programa segue nas escolas por meio de um kit com materiais pedagógicos de musicalização exclusivos que a equipe entrega ao guardião - pessoa indicada pela escola para que siga estimulando a musicalidade dos alunos - contendo diversos materiais educativos, como as Guias Didáticas, CD Brasil de Tuhu – Volume I, DVD  com videoaulas e podcasts entre outros. “A gente trabalha com a ideia de que a música é uma importante ferramenta de transformação, individual e coletiva também. Ajuda a estimular e aprimorar a sensibilização, a sociabilização, a concentração e a aprendizagem, e por isso o contato com ela nas escolas é essencial”, conta Paula Sued, sócia e diretora de projeto da Baluarte Cultura, realizadora do programa em parceira com Carla Rincón.

SERVIÇO       

BRASIL DE TUHU – CONCERTOS DIDÁTICOS

SALVADOR
23/10 (TERÇA) | 10h e 15h: ESCOLA MUNICIPAL SENADOR ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES
24/10 (QUARTA) |10h30 e 14h: ESCOLA MUNICIPAL VALE DAS PEDRINHAS
26/10 (SEXTA) | 10h e 14h: ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DOS ANJOS

CAMAÇARI
25/10 (QUINTA) | 10h e 14h: ESCOLA MUNICIPAL  AMÉLIA RODRIGUES (Camaçari)

VIVÊNCIA MUSICAL
Período de inscrição:  12 a 29 de outubro de 2018
Link para inscrição: http://brasildetuhu.com.br/vivencias

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Ana Camila Comunicação & Cultura
Jornalista responsável: Gisele Santana | jornalismo.gi@gmail.com
(71) 98872-5492 (OI) / 99234-2581 (TIM)

Sobre o Brasil de Tuhu

Realizado pela Baluarte Cultura em parceria e com direção pedagógica de Carla Rincón, o Brasil de Tuhu é mantido pela Wilson Sons e pelo Governo Federal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Rouanet), patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, copatrocínio da Schlumberger e apoio da Westerngeco, Casa do Futuro, Gitec, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS).

Em nove edições foram alcançados 29.855 alunos e professores de 219 escolas públicas, distribuídas por 40 municípios de 13 estados brasileiros - Piauí, Acre, Mato Grosso, Ceará, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pará. Com a realização de diversas ações presencias e digitais com o intuito de contribuir para a ampliação da educação musical no país, o programa proporciona além dos Concertos Didáticos, a Vivência Musical para educadores, o aplicativo Tuhu Musical com jogos educativos para crianças de 2 a 6 anos, o CD Brasil de Tuhu – vol. 1, a Rádio Tuhu com podcasts temáticos, as videoaulas com grandes instrumentistas, a Revista Tuhu onde debatemos importantes aspectos da educação musical, a guia didática Brincando de Música com Tuhu – uma ferramenta de apoio a educadores com referências de exercícios para a prática de musicalização em sala de aula e o mapeamento nacional com um compilado de dados sobre o panorama da educação musical brasileira e promoção do intercâmbio de iniciativas.

Sobre a Baluarte Cultura

A Baluarte Cultura (www.baluartecultura.com.br) é uma empresa especializada em consultoria e gestão cultural com mais de 80 projetos realizados no Brasil e exterior. Acreditamos que a cultura é um poderoso meio de transformação social e por isso buscamos um mundo com maior potência criativa. Nosso negócio é a Responsabilidade Cultural: Pensamos a cultura de forma estratégica para gerar impactos positivos para a sociedade e empresas. Desde 2015 somos Empresa B Certificada e integramos o movimento global de empresas melhores para o mundo. O Sistema B (http://sistemab.org) certifica e empodera empresas que estão comprometidas com a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Nossa atuação está alinhada ao fortalecimento de cinco objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pelas Nações Unidas para combater os principais desafios econômicos, sociais e ambientais do planeta; são eles:



Sobre a Wilson Sons

Somos um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima no mercado brasileiro e oferecemos soluções completas da cadeia de suprimento, com mais de 180 anos de experiência. Tantos anos de história são possíveis na medida em que enxergamos no presente o investimento para o futuro, por meio de relacionamentos sólidos e compromisso social. A plataforma de patrocínios Avante é nosso elo com a sociedade, espaço em que potencializamos iniciativas que reafirmam nossos atributos de solidez, realização, cooperação e comprometimento.

Fonte: Ana Camila – Comunicação e Cultura