19 de set de 2018

Professora cria canal no YouTube para contar histórias infantis em Libras


O mundo tecnológico em que vivemos pode trazer muitas consequências negativas para nossas vidas e nos expor a situações desagradáveis, mas quando usado por pessoas conscientes e bem-intencionadas pode trazem mais inclusão para muitos que não possuem a mesma realidade de vida do que a grande maioria.

exemplo que trazemos hoje é de uma pessoa muito especial, que está transformando a vida de muitos portadores de deficiência auditiva brasileiras.

Não existe muita acessibilidade para essas pessoas nas plataformas online, e por isso muitas vezes elas ficam excluídas do mundo da Internet. No entanto, Carolina Hessel, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e uma das responsáveis pela disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Faculdade de Educação, decidiu mudar essa realidade, pelo menos para as crianças.

Ela criou o projeto Mãos Aventureiras, que consiste em um canal no Youtube onde conta histórias de literatura infantil em Libras. Toda a semana, o canal é atualizado com novos vídeos. A intenção de Carolina é que escolas regulares e destinadas a crianças com deficiência auditiva possam fazer uso de seus materiais para que essas crianças também possam participar dessa parte importante da alfabetização.
“A internet é uma maneira barata e fácil de dar acesso para todos. Quero preencher esta lacuna para as crianças surdas e também enriquecer o acervo de histórias sinalizadas na internet”, explicou.

Carolina disse quem em nosso país não existe outro site que forneça um conteúdo literário diversidade em Libras, apenas alguns apenas com os contos clássicos.

“Minha inspiração veio porque sempre gostei contar histórias em Libras com livros, desde que trabalhava nas escolas de surdos. Também quero dar acesso à literatura infantil mais diversa e de qualidade para este público”.
As histórias contadas por Carolina são escolhidas de acordo com a época e seus vídeos são muito diversificados, desde “O sanduíche da Maricota”, de Avelino Guedes até “O presente do Saci”, de Lalau & Laurabeatriz.

No vídeo abaixo, você pode conferir uma das histórias. É realmente inspirador, confira!

A atitude de Carolina é motivada pelo altruísmo, pela vontade de incluir as pessoas diferentes em nosso mundo. Todos podemos nos inspirar nela e incorporar o amor ao próximo em nossas vidas. Com atitudes como essa, transformamos o mundo!
Se você gostou deste exemplo, deixe um comentário abaixo e compartilhe o vídeo com seus amigos!

Direitos autorais da imagem de capa: Mãos Aventureiras


Luiza Fletcher
Fonte: O Segredo








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!