Apenas uma simples observação em qualquer ambiente doméstico ou profissional é suficiente para perceber quantos objetos são feitos de plástico. De certa forma a sociedade moderna está imersa em um mundo de plástico. A história e as características desse material mostram o porquê.
A palavra plástico deriva do grego Plastikus que significa próprio para ser moldado ou modelado. Na química é o termo geral usado para materiais macromoleculares que podem ser moldados por ação do calor e/ou pressão. O plástico é provavelmente o material mais presente no nosso cotidiano por reunir uma série de características que o tornam ideal, ou pelo menos conveniente a uma infinidade de aplicações. São leves, resistentes, práticos, versáteis, duráveis e relativamente baratos. Por isso, de um modo geral, boa parte das coisas que temos contato diariamente contém plástico na sua constituição, seja na totalidade ou em algumas partes.
Os maiores aliados para essa mudança de comportamento é a educação ambiental, a legislação sobre Gestão de Resíduos Sólidos e Saneamento, e a implementação da Logística Reversa com o objetivo de ampliar o ciclo de vida de muitos materiais e oferecer o destino correto para esses resíduos.
Quando as embalagens plásticas possuem conteúdo altamente poluente, possuem um controle rigoroso e legislação específica sobre responsabilidade compartilhada com programas de logística reversa.
Por Carla Visi
Texto completo em Revista Estimuladamente
0 Comentários
Comente aqui