27 de jul de 2018

Sua voz: Sua marca de sucesso!

A VOZ é nosso cartão de visitas sonoro, sendo imprescindível para o estabelecimento das relações interpessoais, constituindo-se num instrumento poderoso para quem sabe utilizar de forma adequada. Não basta apenas ter uma voz bonita e saudável, é preciso saber utiliza-la com todas as suas possibilidades expressivas. O tipo de voz utilizada na comunicação pode influenciar de forma decisiva nas relações pessoais e na conquista de posições de destaque profissional. Saber “o que falar” é importante, mas a maneira “como” se fala é fundamental para uma comunicação eficaz.


Uma voz rouca, fanha ou alterada pode gerar uma imagem de cansaço e fragilidade do falante, da mesma forma uma voz monótona pode gerar desinteresse, ou se emitida numa tonalidade inadequada pode transmitir insegurança e gerar duvidas a respeito de quem fala. Uma voz fraca e sem projeção pode refletir fragilidade e falta de atitude. Já o descuido com a dicção pode implicar na falta de interesse em ser compreendido ou mesmo dificuldade na organização mental das ideias, comprometendo a imagem e credibilidade profissional.

Para quem trabalha com a voz como palestrantes, advogados, empresários, executivos, jornalistas, locutores, atores, cantores, professores, vendedores, políticos, teleoperadores, atendentes, padres, pastores e demais profissionais, o uso inadequado da voz, muitas vezes involuntário, pode comprometer o sucesso profissional. Desta forma, o Fonoaudiólogo especialista em Voz será uma grande aliado no aperfeiçoamento vocal. Isto porque, a voz, embora seja abstrata, é o resultado sonoro de ajustes na musculatura do aparelho fonador, sendo possível manipular grupos musculares específicos para produzir efeitos sonoros variados. A partir da consciência de todo o mecanismo de produção da voz e utilização de exercícios vocais específicos pode-se manipular elementos que constituem a voz como respiração, tonalidade, volume, entonação e toda a musculatura dos órgãos fonoarticulatórios, responsáveis pela dicção, para gerar uma voz compatível com a mensagem transmitida.

Não basta ter competência profissional e passar anos investindo em cursos de capacitação profissional, sem ter competência vocal. Da mesma forma, de nada vale o investimento na estética visual se ao abrir a boca, a voz não atrair a atenção dos ouvintes e não passar a imagem sonora desejada. A busca do equilíbrio entre competência profissional, a imagem visual e a imagem sonora é que promovera maior sucesso e qualidade na comunicação, bem como valorização e credibilidade de quem se comunica.

Através da realização de uma avaliação do perfil da voz, incluindo o auxilio da analise acústica computadorizada voz, são identificadas as principais características do comportamento vocal e os elementos que compõem a voz que necessitam ser aprimorados. Através de exercícios direcionados as necessidades individuais e respeitando a individualidade biológica será elaborado um programa especializado.

A VOZ precisa ser utilizada como ferramenta estratégica de sucesso e algumas dicas podem ser uteis para iniciar este caminho:

1. Preste atenção para a reação dos ouvintes enquanto você fala e faça as adaptações vocais necessárias e coerentes em cada contexto comunicativo;

2. Grave a sua fala em situações específicas (ex. palestras ou seminários) e realize o monitoramento da sua comunicação, identificando os aspectos positivos e os que necessitam ser aprimorados;

3. Administre a sua respiração em sintonia com a fala, de modo que transmita segurança e equilíbrio;

4. Adeque o volume de sua voz de forma que não passe impressão de falta de energia ou mesmo falta de educação;

5. Utilize entonações compatíveis com o conteúdo emocional do discurso, de modo que tenha um colorido especial na forma de arquitetar a sua fala;

6. Realize exercícios de dicção para que seja compreendido sem dificuldades e transmita suas ideias com clareza e precisão;

7. Utilize ênfases, pausas estratégicas e adeque a velocidade de sua fala a intenção do discurso;

8. Elimine os vícios de linguagens (ex. “né”, “tá”, “ok”, “entendeu” etc), pois se constituem em barreiras verbais e ruídos na comunicação;

9. Harmonize a sua expressão vocal com a expressividade corporal, através do uso equilibrado dos gestos e expressões faciais.

10. Utilize a sua voz de forma consciente, explorando TODOS os seus recursos vocais disponíveis. Conte com o auxilio de um Fonoaudiólogo especialista em Voz para auxilia-lo neste processo.

A voz pode ser comparada a um diamante, pois precisa ser lapidada para mostrar seu verdadeiro valor. Portanto, aprimore e transforme a sua voz em um valioso tesouro a seu favor e valorize a sua expressividade.

Faça da sua VOZ a sua Marca de SUCESSO e capacite-se para desenvolver e valorizar a sua imagem sonora!

VOZ é Vida. Não seja mais uma VOZ na Multidão!

Escrito por Fga. Carolina Pamponet CRFa- 8633 BA
Fonoaudióloga , audiologista e preparadora vocal da Fonoclin BA

Mais informações: www.clinicafoniclin.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!