Obra de Gabriela Almeida é pioneira na abordagem do cinema de ensaio no Brasil


A jornalista, professora universitária e pesquisadora baiana Gabriela Almeida lança o livro O ensaio fílmico ou o cinema à deriva no dia 19 de julho, às 19h, na Tropos, no Rio Vermelho. O evento terá sessão de autógrafos com a autora e discotecagem do DJ el Cabong. O livro será vendido no local por R$ 50,00 e estará à venda posteriormente 

A obra, publicada pela editora Alameda (SP), aborda o chamado cinema de ensaio, uma vertente de produção fílmica que vem se popularizando nos últimos 20 anos, derivada do documentário e do ensaio literário. Trata-se do primeiro livro inteiramente dedicado ao tema lançado por um autor brasileiro, o que torna o trabalho pioneiro e reforça sua contribuição aos estudos de cinema no país.

O ensaio fílmico se caracteriza pela liberdade no uso da linguagem audiovisual, pelo investimento em uma estética própria, pela exposição da subjetividade dos cineastas e pela possibilidade de exposição de pensamentos e teses nos filmes. Pesquisadores que vêm se dedicando ao seu estudo consideram que se trata de um quarto domínio do cinema (sendo os outros três a ficção, o documentário e o cinema experimental). 

Fazem parte dessa classificação filmes como Santiago No Intenso Agora, ambos de João Moreira Salles; Diário de uma busca, de Flávia Castro; Pan-cinema permamente, de Carlos Nader, bem como trabalhos recentes dos franceses Jean-Luc Godard (como Adeus à Linguagem Filme Socialismo) e Agnès Varda (a exemplo de Os catadores e eu As praias de Agnès).


O livro teve origem na tese de doutorado de Gabriela, defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, e é resultado de quatro anos de pesquisa e escrita, incluindo um período de estudos em 2014 na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), na Espanha. 

Sobre a autora: 

Gabriela Almeida é soteropolitana e vive em Porto Alegre desde 2010. É jornalista e atuou sete anos na área em Salvador, na TV Bahia, TV Salvador, rádio Globo FM e em produtoras de vídeo. Atualmente é professora e coordenadora adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), sediada em Canoas, na região metropolitana da capital gaúcha. Fez mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA e doutorado na UFRGS. O ensaio fílmico ou o cinema à deriva é seu primeiro livro.

SERVIÇO:
Lançamento do livro O ensaio fílmico ou o cinema à deriva (Ed. Alameda)
Sessão de autógrafos com a autora Gabriela Almeida e discotecagem do DJ el Cabong
Data: 19/07/18
Local: Tropos (Rua Ilhéus, 214, Parque Cruz Aguiar, Rio Vermelho)
Horário: 19h
Valor do livro: R$ 50,00
Acesso ao evento: pague quanto puder