27 de jul de 2018

1º Concurso de Poesias “Princesa do Sertão” em alusão ao aniversário de Feira de Santana


Feira de Santana é um município brasileiro do Estado da Bahia, situado a 108 quilômetros de sua capital, Salvador, a qual se liga através da BR-324. Feira, como comumente é apelidada, é a segunda cidade mais populosa do estado, com 627 mil habitantes (IBGE, 2017), sendo a maior cidade do interior das regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sul do Brasil, e é também a sexta maior cidade do interior do país, com uma população maior que oito capitais estaduais. 

No intuito de comemorar a Independência do Brasil, celebrada em 7 de setembro, e o Aniversário da cidade de Feira de Santana-BA, intitulada com carinho de “Princesa do Sertão”, comemorado em 18 de setembro, o Conselho Editorial da Revista Literária Inversos – ISSN 2528-1857 (Feira de Santana-BA), publicação online voltada à Literatura, lança o seu Edital de Chamada, conforme as Normas abaixo, convidando poetas e escritores interessados na submissão de poemas, a fim de serem analisados e selecionados para publicação na sua 5ª edição, a ser publicada no dia 10 de Setembro 2018.

1 - TEMAS
São propostos dois temas, conforme as categorias abaixo especificadas:
Categoria 1- Podem participar: estudantes de escolas públicas de Feira de Santana cadastradas pela Coordenação Editorial da Revista Inversos e demais autores nascidos em Feira de Santana-BA, com poemas utilizando o tema: “Feira de Santana: Princesa do Sertão”. O texto enviado que não abranger este tema estará automaticamente desclassificado.
Categoria 2 – Podem participar autores brasileiros ou do exterior, independente de idade, com poemas utilizando o tema: “Independência do Brasil e o seu Hino Nacional”. O texto enviado que não abranger este tema estará automaticamente desclassificado.

2 – NÚMERO DE TEXTOS SELECIONADOS
Serão selecionados 10 (dez) poemas para cada categoria.
3 - INSCRIÇÃO
A inscrição de textos é gratuita e cada participante poderá inscrever apenas 01 (um) poema, sendo que as obras precisam ser inéditas. Não é permitida a inscrição nas duas categorias. De acordo com a categoria, poderá se inscrever qualquer pessoa a partir dos 18 (dezoito) anos, do Brasil ou do exterior, desde que o texto seja escrito em língua portuguesa. Os menores de 18 anos, apenas com autorização dos pais ou representantes legais.
Serão escolhidas e cadastradas pelo Conselho Editorial, duas escolas da rede pública da cidade de Feira de Santana, a fim de oportunizar aos estudantes matriculados nesses estabelecimentos de ensino, a inscrição no referido concurso, como forma de incentivo à leitura e à produção textual, promovendo a Literatura e proporcionando o surgimento de novos poetas em nosso município.

3.1 Período e Local das Inscrições:
Serão aceitos textos enviados através do e-mail: revistainversos@gmail.com, no período de 18/07/18 até as 23:59 min do dia 18/08/18.
3. 2 Dados solicitados:
No corpo do e-mail da inscrição, deverão constar se seguintes dados pessoais do inscrito: nome completo do escritor; data de nascimento; cidade e estado, ou país (se do exterior), breve biografia literária e nome da escola, se for o caso; em um documento anexo, deverá constar o poema, apenas com o título e um pseudônimo, (sem o nome do autor).

3.3. Do poema

O poema inscrito deverá possuir as seguintes especificações: fonte arial, fonte tamanho 12, espaçamento 1,5 ; formato Word, máximo de 14 versos.

4 - DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Todos os textos das inscrições válidas serão analisados pelo Conselho Editorial da Revista Literária Inversos, formado de escritores com relevante conhecimento literário, que efetuará o julgamento dos trabalhos com base em critérios de criatividade, originalidade, técnica de escrita de acordo com a norma culta da língua portuguesa, qualidade artística e adequação ao tema proposto.

5 - DA PUBLICAÇÃO
As obras escolhidas serão publicadas na Revista Literária Inversos, periódico virtual de Literatura, sem ônus para a revista ou para o autor. A revista estará disponível gratuitamente aos selecionados e para qualquer pessoa, no site oficial da revista:http://revistainversos.blogspot.com.br/, cujo link também estará na página oficial da revista no Facebook: https://www.facebook.com/revistainversos/

6 – DA PREMIAÇÃO
A premiação constará de:
- Entrega de Diplomas em formato PDF aos 10 (dez) autores selecionados, de cada categoria.
- Entrega de Diplomas impressos aos estudantes selecionados em 1º, 2º e 3º lugar de cada escola da cidade de Feira de Santana, devidamente cadastrada.
- Publicação gratuita dos 20 (vinte) textos selecionados na 5ª edição da Revista Literária Inversos – mês Setembro/2018.
7 - CALENDÁRIO
Inscrição: 18/07 a 18/08/2018
Seleção dos textos: 19/08 a 28/08
Notificação dos autores escolhidos através e-mail: 29 a 30/08
Diagramação da revista: 01 a 09/09
Publicação da revista no site: 10/09
Entrega dos Certificados: 11 a 30/09

8 - DISPOSIÇÕES GERAIS
O inscrito deve responder exclusivamente pela autoria e originalidade da obra. Em caso de violação de direitos autorais, o inscrito assume única e integralmente a responsabilidade perante a Revista Inversos e terceiros.
A submissão do texto à Revista Inversos caracteriza a aceitação total dos termos e condições deste edital.
A seleção dos poemas cabe ao Conselho Editorial, que poderá contar com o apoio de uma Comissão Julgadora formada por escritores e poetas de reconhecido saber literário, cuja decisão é de caráter irrevogável, não cabendo recursos.
Ao realizar a inscrição os autores cedem o direito de publicação e reprodução dos textos para a Revista Literária Inversos, sem ônus, exclusivamente para os propósitos definidos neste edital.
O Conselho Editorial se compromete a manter sob sigilo todas as informações prestadas pelos autores.
Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista Literária Inversos.

Enviado por Maroel Bispo - Coordenador do Conselho Editorial da Revista Literária Inversos
ISSN 2528-1857

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!