19 de jun de 2018

O Céu em festa para receber um grande Astro.


Senhor Orlando Campos, mas que gostava de ser chamado de Orlando Tapajós, faleceu e foi sepultado hoje, 18/06, às 14h00 em Salvador. Como não lamentar essa partida? Orlando foi quem deu formas a invenção de Dodô e Osmar, o Trio Elétrico, que leva tantas alegrias ao povo que gosta de Carnaval e Micareta. Foram mais de sessenta Trios criados por ele.O primeiro foi em 1956.O mais famoso o Catanave. Esse carro foi idealizado quando Tapajós viu numa revista a figura de um supersônico. 

Destacou a página, dobrou e guardou no bolso. Chegando em casa começou a imaginar o projeto. O Trio ficou pronto. Em 1972, numa terça feira que antecedia o Carnaval de Salvador ele não tinha um nome para a tal "nave". Ao abrir o jornal, ele viu a manchete que dizia: "Caetano Veloso e Gilberto Gil, retornam do exílio em Londres". Senhor Tapajós não teve dúvida. Batizou a obra prima com o nome Caetanave, uma homenagem ao menino Caê. O próprio Caetano disse numa entrevista que uma das suas maiores emoções foi quando ele adentrou a Praça Castro Alves e viu o Caetanave tocando a sua música imortalizado sucesso "Atrás do Trio Elétrico". 


Obrigado, Senhor Orlando Campos "Tapajós"! Sua figura faz parte da trajetória de muita gente, inclusive da minha. Talvez, se não fosse as suas criações certamente eu não teria algumas histórias para contar. Que a terra lhe seja leve e o Deus lhe receba com confetes e serpentinas.

Por Edilson Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!