Quando o assunto é falta de atenção ao dirigir, muito se
fala sobre o uso de celular. Mas uma das principais distrações está a apenas
alguns centímetros de distância – são os passageiros. A maioria deles
provavelmente não tem consciência da influência que exerce sobre os motoristas,
mas pesquisas indicam que seu comportamento é tão crucial quanto o do condutor
do veículo quando se trata de segurança.
Imagine esta situação: a família está no carro, presa no
trânsito, e o pai, que está dirigindo, decide pegar um caminho mais rápido para
casa, mas entra em uma rua errada. “Agora nunca chegaremos em casa”, grita a
mãe do banco do passageiro. As crianças, seguramente afiveladas ao cinto de
segurança no banco de trás, começam a chorar. Com tantas distrações, a mãe
aumentou as chances de o motorista ficar desatento e fazer um movimento
perigoso ao volante.
Como os passageiros influenciam os motoristas
Um estudo do George Institute, da Austrália, mostrou que
motoristas com passageiros são 60% mais propensos a sofrer um acidente que
resulte em ferimentos graves em comparação a quando dirigem sozinhos. Os
passageiros influenciam o comportamento do motorista - tanto de forma positiva
como negativa - devido a uma série de fatores, como idade, relação do motorista
com o passageiro e até mesmo o sexo do motorista em relação ao do passageiro.
O estudo revelou que, embora as mulheres apresentem índices
mais baixos de direção perigosa, a presença de um homem no banco do passageiro
aumenta a possibilidade de elas fazerem alguma manobra arriscada em comparação
a situações em que estejam viajando com outra mulher. Além disso, em geral as
pessoas ao volante tendem a ser menos atentas e menos capazes de prever riscos
quando há passageiros a bordo.
“Os passageiros devem se conscientizar da influência que a
sua presença pode ter no motorista”, diz Robson Jardim, supervisor de Operações
do Campo de Provas da Ford em Tatuí.
“Eles precisam colaborar para que a viagem seja segura, evitando
comportamentos que causem distração e ajudando o motorista a manter o foco na
estrada.”
Como ser um bom passageiro
Os passageiros ajudam a definir o clima da viagem - eles
podem ser colaborativos e tranquilos ou
gerar estresse e má influência. Confira cinco maneiras de ser um
passageiro melhor:
1. Seja um
navegador útil: assuma uma função ativa durante a viagem, navegando, atendendo
ao telefone e avisando sobre os riscos que se aproximam, mas de maneira calma e
produtiva.
2. Não distraia o
motorista: se você espera que ele se concentre na estrada, faça sua parte para
minimizar as distrações. Não fale alto ao telefone, nem mude constantemente a
música ou comente o modo como ele dirige.
3. Fique acordado:
passageiros que dormem durante a viagem podem aumentar a probabilidade de o
motorista também pegar no sono. Se necessário, troque de lugar com o condutor
durante viagens longas para que todos possam tirar uma soneca quando o cansaço
chegar.
4. Mantenha as
crianças seguras: todos no carro devem estar protegidos com cintos de
segurança. As crianças, em especial, devem estar em cadeirinhas ou assentos
adequados à idade para minimizar as distrações e maximizar a segurança.
5. Chame a atenção se necessário: os passageiros
têm o direito de dizer ao motorista que pare de colocar suas vidas em perigo se
ele estiver dirigindo de forma imprudente ou apresentar comportamentos de
risco. No entanto, isso deve ser feito de forma tranquila, evitando assustá-lo
ou gerar uma situação de estresse.
Enviado por Ruth Câmara de Oliveira - Comunicação
Corporativa
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