Produtividade, marketing pessoal e
empreendedorismo foram temas de palestras e talkshow durante evento que ainda
contou com depoimentos de empreendedoras | Foto: Joy Freitas
Vívian Rodrigues
Mais de 250 mulheres de
Feira de Santana e municípios de Euclides da Cunha, Irará e São Domingos
participaram da 5ª edição do Seminário da Mulher Empreendedora, promovido pelo
Sebrae e parceiros, na noite desta quarta-feira, 23, no teatro da Câmara de
Dirigentes Lojistas (CDL) local.
Na abertura, a gestora do
Sebrae, Simone Patrícia Bonavides, falou sobre a importância da realização do
evento voltado para capacitar e exaltar o público feminino. Também compuseram a
abertura a coordenadora de operações da CDL, Jamile Áspera e Eliana Martins,
criadora do evento, que, emocionada, falou ao público. “Nós mulheres devemos
estar sempre em evidência, conquistando nosso espaço nesse contexto
profissional”.
Iniciando as palestras, a
neuropsicóloga Marivania Mota falou acerca da capacidade da mulher de fazer
várias tarefas simultaneamente, e as vantagens e desvantagens dessa
característica. Segundo a especialista, enquanto os homens possuem uma atenção
seletiva, as mulheres conseguem aplicar uma atenção alternada entre uma coisa e
outra. No entanto, fatores como a falta de treino podem afetar essa habilidade
de velocidade na alternância das tarefas, bem como outras práticas podem ajudar
a mulher a melhorá-la e assim obter melhor produtividade.
Marca pessoal e como
criar relevância foi o tema de Lucia Haracemiv, CEO da DNA de Vendas,
consultora especializada em produtividade, empreendedora e responsável pelo
desenvolvimento de uma metodologia inovadora que tem contribuído para
resultados de grandes empresas. Ela deu dicas de como trabalhar a imagem e a
reputação, e apresentou elementos fundamentais para o marketing pessoal
partindo da percepção de identidade. "A imagem percebida nem sempre é a
que a temos da gente. Uma boa forma de começar a analisar sua marca pessoal é
você perguntar para pessoas de círculos sociais diferentes como elas te veem e
quais suas características mais marcantes, e entender se isso está coerente com
a nossa identidade e se é a imagem que queremos ter".
Um talkshow envolvendo
Elisangela Nunez, analista do Sebrae e orientadora de negócios, Marta Souza,
gestora do Sebrae, e Lucia Lucia Haracemiv abriu espaço para a troca de
experiências e discutiu a lógica do consumo, também com a participação das
empreendedoras presentes em um agradável bate-papo. A noite ainda contou
apresentações sobre moda e maquiagem, com o desfile de marcas da região e o
show musical da banda Baiana Bossa encerrando a programação.
Empresária há 10 anos e
atualmente à frente da autoescola Só Pra Elas, em Feira de Santana, Nilvania
Souza foi ao evento em busca de aprendizado. “Tive várias ideias hoje para
ampliar a minha atuação, então foi muito importante e no próximo evento estarei
junto novamente”, afirmou. Para a empreendedora Mabel Amaral, artesã que veio
de Irará para participar do seminário, o encontro fechou com chave de ouro uma
sequência de capacitações do Sebrae das quais participou desde a Semana do MEI,
realizada em todo estado de 14 a 19 de maio. “Abriu um leque de possibilidades
de como inovar tanto na vida pessoal como na profissional, foi excelente”,
disse.
Para a técnica do Sebrae
em Feira de Santana, Marta Souza, a ação promovida na cidade foi bastante
positiva. “Foi sensacional e maravilhoso ver as pessoas lotando o teatro e
ficando até o final do evento. É importante poder levar conhecimento e
estimular o empreendedorismo feminino aqui na região. Foi um evento totalmente
pensado para mulheres empreendedoras com o bônus de trazermos o desfile como
uma forma de estimular a economia local”, concluiu.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia
0 Comentários
Comente aqui