24 de mai de 2018

Seminário discute competências femininas e como aprimorar marca pessoal


Produtividade, marketing pessoal e empreendedorismo foram temas de palestras e talkshow durante evento que ainda contou com depoimentos de empreendedoras | Foto: Joy Freitas

Vívian Rodrigues

Mais de 250 mulheres de Feira de Santana e municípios de Euclides da Cunha, Irará e São Domingos participaram da 5ª edição do Seminário da Mulher Empreendedora, promovido pelo Sebrae e parceiros, na noite desta quarta-feira, 23, no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local.



Na abertura, a gestora do Sebrae, Simone Patrícia Bonavides, falou sobre a importância da realização do evento voltado para capacitar e exaltar o público feminino. Também compuseram a abertura a coordenadora de operações da CDL, Jamile Áspera e Eliana Martins, criadora do evento, que, emocionada, falou ao público. “Nós mulheres devemos estar sempre em evidência, conquistando nosso espaço nesse contexto profissional”.
Iniciando as palestras, a neuropsicóloga Marivania Mota falou acerca da capacidade da mulher de fazer várias tarefas simultaneamente, e as vantagens e desvantagens dessa característica. Segundo a especialista, enquanto os homens possuem uma atenção seletiva, as mulheres conseguem aplicar uma atenção alternada entre uma coisa e outra. No entanto, fatores como a falta de treino podem afetar essa habilidade de velocidade na alternância das tarefas, bem como outras práticas podem ajudar a mulher a melhorá-la e assim obter melhor produtividade.

Marca pessoal e como criar relevância foi o tema de Lucia Haracemiv, CEO da DNA de Vendas, consultora especializada em produtividade, empreendedora e responsável pelo desenvolvimento de uma metodologia inovadora que tem contribuído para resultados de grandes empresas. Ela deu dicas de como trabalhar a imagem e a reputação, e apresentou elementos fundamentais para o marketing pessoal partindo da percepção de identidade. "A imagem percebida nem sempre é a que a temos da gente. Uma boa forma de começar a analisar sua marca pessoal é você perguntar para pessoas de círculos sociais diferentes como elas te veem e quais suas características mais marcantes, e entender se isso está coerente com a nossa identidade e se é a imagem que queremos ter".

Um talkshow envolvendo Elisangela Nunez, analista do Sebrae e orientadora de negócios, Marta Souza, gestora do Sebrae, e Lucia Lucia Haracemiv abriu espaço para a troca de experiências e discutiu a lógica do consumo, também com a participação das empreendedoras presentes em um agradável bate-papo. A noite ainda contou apresentações sobre moda e maquiagem, com o desfile de marcas da região e o show musical da banda Baiana Bossa encerrando a programação.

Empresária há 10 anos e atualmente à frente da autoescola Só Pra Elas, em Feira de Santana, Nilvania Souza foi ao evento em busca de aprendizado. “Tive várias ideias hoje para ampliar a minha atuação, então foi muito importante e no próximo evento estarei junto novamente”, afirmou. Para a empreendedora Mabel Amaral, artesã que veio de Irará para participar do seminário, o encontro fechou com chave de ouro uma sequência de capacitações do Sebrae das quais participou desde a Semana do MEI, realizada em todo estado de 14 a 19 de maio. “Abriu um leque de possibilidades de como inovar tanto na vida pessoal como na profissional, foi excelente”, disse.

Para a técnica do Sebrae em Feira de Santana, Marta Souza, a ação promovida na cidade foi bastante positiva. “Foi sensacional e maravilhoso ver as pessoas lotando o teatro e ficando até o final do evento. É importante poder levar conhecimento e estimular o empreendedorismo feminino aqui na região. Foi um evento totalmente pensado para mulheres empreendedoras com o bônus de trazermos o desfile como uma forma de estimular a economia local”, concluiu.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!