Ao todo,
cinco mil campuseiros e cerca de 80 mil pessoas passaram pela Arena Fonte Nova
durante os quatro dias de evento. Público feminino passou dos 25% de 2017 para
42% neste ano | Foto: Paula Fróes/GOVBA
Salvador – Chegou ao fim a maratona de IoT,
Blockchain, cultura maker, educação e empreendedorismo, que juntou cerca de 80
mil pessoas na Open Campus e 5 mil campuseiros em quatro dias na Arena Fonte
Nova, em Salvador. Ao longo do período, os participantes tiveram a oportunidade
de mostrar seus projetos, ter contato com investidores, fazer muito networking
e ouvir de pertinho palestras com ícones como Richard Stallman – o papa do
software livre; Mariéme Jamme, que por Skype, falou sobre seu projeto de
transformar mais de um milhão de garotas em Coders até 2030; Daniel Silveira,
baiano que vem ganhando fama no mundo dos games; além de Ricardo Cappra, Dado
Schneider, entre tantos outros que integraram um time de peso, formado por 429
palestrantes.
Include – Projeto fruto de parceria entre o Instituto
Campus Party e o Governo da Bahia, o Include consiste na criação e montagem de
laboratórios de robótica para aproximar jovens (menores de 18 anos) moradores
de comunidades carentes da tecnologia e que tem como objetivos, identificar
talentos dentro de comunidades menos favorecidas do país, criar vias para que
possam estudar em escolas especiais, encaminhá-los ao mercado de trabalho para
que saiam com emprego após a participação no programa e, mais do que isso,
prepara-los para que consigam levar soluções para a própria comunidade usando a
tecnologia, sem depender da ajuda externa. “O Include nasceu na primeira edição
da Campus Party Bahia. Em outubro do ano passado teve sua primeira unidade
inaugurada, em Canudos. E nos próximos meses temos como meta abrir mais 15
novos laboratórios pelo Estado da Bahia, em comunidades como as de Candeia,
Federação Engenho Velho (em Salvador), Camaçari, Lauro de Freitas, Cachoeira,
Bairro Pernambués (Salvador), entre outras”, afirma Francesco Farruggia,
presidente do Instituto Campus Party.
Público
Feminino – Um dos grandes destaques da Campus Party Bahia 2018 foi o
relevante aumento na participação do público feminino. Entre as 40 comunidades
presentes ao evento, muitas eram formadas apenas por garotas. Esse movimento
culminou com um crescimento da presença feminina, que passou de 25%, em 2017,
para 42% neste ano – número recorde em todas as edições da Campus Party já
realizadas há 11 anos no Brasil.
Sustentabilidade – A
campanha criada pela Campus Party em parceria com o MCTIC culminou na
arrecadação de 60 itens como monitores, CPUs e notebooks. Os equipamentos serão
encaminhados para o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC). Lá
passarão por uma revitalização e serão distribuídos para postos do Programa
Include e Telecentros espalhados pelo Estado.
Fórum Brasileiro
de Ecossistemas de Startups – Pela primeira vez na Campus Party
Bahia, o fórum contou com oito painéis, 30 convidados e
representantes de diversos ecossistemas, contemplando mais de 1000 startups do
país. O encontro resultou em um manifesto, com o objetivo de construir um
ambiente representativo e integrado, no qual todos se conhecem, convivem, se
entendem e trabalham unidos, onde as startups encontram suporte educacional e
financeiro para crescer; um ecossistema inclusivo e forte, capaz de ajudar a
transformar o país e diminuir a desigualdade social, alinhado com a economia
circular e na fronteira tecnológica mundial. O fórum contou com a participação
da ABStartups e Abastartups.
Open
Campus –As famílias, estudantes e milhares de pessoas que passaram
pela área Open, entre 17 e 20 de maio, encontraram uma intensa programação para
se divertir e conhecer mais de perto o que são e como funcionam novas
tecnologias. Para isso não faltaram atrações como as corridas e batalhas de
drones, lutas de sumô e corridas disputadas por robôs, entre outras opções como
os curiosos e inovadores projetos acadêmicos da Campus Future e as dezenas de
startups da Startup&Makers. O espaço também foi palco de discussões e
palestras, que trouxeram o que há de mais recente em educação, no espaço
Educação do Futuro. “Um dos pontos positivos foi a oportunidade de mostrarmos a
existência de uma tecnologia acessível na educação, que ajuda a tornar o aluno
o centro do processo de aprendizagem e trabalhando diversas formas de construção
do saber, inclusive brincando. Isso, contando com uma participação efetiva de
país, alunos e educadores, diz Felipe Gonzales, coordenador do espaço.
Empreendedorismo - Quarenta
startups participaram do programa Startup & Makers, cuja proposta
é impulsionar e capacitar jovens talentos e empreendedores. Novos
negócios de áreas distintas como agronegócio, comunicação, educação,
entretenimento, finanças, tecnologia, saúde e varejo tiveram a
oportunidade de apresentar seus produtos, testar mercados, aprender e ensinar
para um público qualificado e ávido por curiosidades. Além disso,
receberam mentorias, coaching e puderam interagir com investidores e
diretores de grandes empresas que estiveram presentes no evento. Entre os
destaques dessa edição ficaram as empresas Qrpoint, Sivirino e Selfhotel entre
as selecionadas na categoria Growth Stage; e Mosquito zero, Pure e Solidareasy
na categoria Early Stage.
Vale
destacar ainda os projetos de destaque da Campus Future: Bengala Sensorial –
Habeas Corpus, bengala eletrônica que emite vibrações para orientar portadores
de deficiência visual sobre a presença de obstáculos; Dizziness App, app
inovador que tem o objetivo de auxiliar no tratamento do mal da tontura e
labirintite através do estimulo optocinético; e o Chuveiro Inteligente, sistema
para ajudar na economia de água no banho, que interrompe o chuveiro
automaticamente quando a pessoa começar a se ensaboar, foram
premiados com o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Confira
abaixo os principais números da Campus Party Bahia:
- Total de campuseiros: 5.000
- Barracas: 3 mil, sendo 2500 simples e 500 duplas
- Número de palestrantes: 429
- Número de horas de conteúdo: 300 horas
- Total de campuseiros: 5.000
- Barracas: 3 mil, sendo 2500 simples e 500 duplas
- Número de palestrantes: 429
- Número de horas de conteúdo: 300 horas
-
Internet
-Velocidade – 20 GBps
-Velocidade – 20 GBps
-
Programa Campus Future
- 20 projetos universitários selecionados para participar do programa
- 20 projetos universitários selecionados para participar do programa
-
Programa Startup&Makers
- 40 startups selecionadas (20 Growth Stage, 20 Early Stage)
- Mais de 45 horas de atividades
- 40 startups selecionadas (20 Growth Stage, 20 Early Stage)
- Mais de 45 horas de atividades
- Outros
Números
Patrocinadores, Apoiadores e Media Partners – 48 empresas
Comunidades – 40
15 estúdios de jogos independentes
24 horas de programação non-stop
Patrocinadores, Apoiadores e Media Partners – 48 empresas
Comunidades – 40
15 estúdios de jogos independentes
24 horas de programação non-stop
Jornalistas,
blogueiros e profissionais de imprensa cadastrados para cobertura – Mais de 300
Sobre a
Campus Party:
A Campus
Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um
festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo
digital. A Campus Party conta hoje com mais de 540 mil campuseiros
cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha,
Holanda, México, Argentina, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El
Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há
dez anos.
Fonte: Virta Comunicação Corporativa
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