20 de mai de 2018

Observatório da Imprensa e ESPM produzem websérie de debate entre jornalistas


O Observatório da Imprensa em parceria com o curso de jornalismo da ESPM lança, na semana que vem, a websérie Cartas na Mesa. O programa reúne duplas de jornalistas para debater temas relacionados à profissão. A cada programa — veiculado no portal do Observatório em edições semanais desde o dia 09.05 — um tema é debatido por dois profissionais. A websérie propõe uma dinâmica de interação entre os jornalistas com perguntas organizadas como um jogo de cartas, retiradas alternadamente pelos participantes. As questões propostas pela produção são complementadas pelo livre debate entre os dois integrantes do jogo.

A primeira temporada da websérie Cartas na mesa terá seis episódios gravados nos meses de fevereiro e março de 2018, nos estúdios de TV da ESPM, em São Paulo. Cada programa parte de um tema geral para a reflexão e debate pelas duplas de jornalistas. A série é uma produção conjunta dos professores e alunos de Jornalismo da ESPM-SP, além de técnicos da faculdade e o editor do Observatório da Imprensa, Pedro Varoni. Os temas e os entrevistados foram selecionados a partir de reuniões do grupo de trabalho, procurando contemplar questões que dizem respeito ao atual momento do país e o papel do jornalismo nesse contexto.

Confira os temas e datas de apresentação dos programas

Dia 09.05- Episódio 1 Imprensa e Campanhas Políticas, com Ricardo Kotscho e Clóvis Rossi



Dia 23.05 – Episódio 3 Desinformação, com Caio Túlio Costa e Ricardo Gandour.
Dia 30.05 – Episódio 4 Jornalismo e Democracia, com José Hamilton Ribeiro e Humberto Pereira
Dia 06.06 – Episódio 5 Jornalismo ativista e investigativo, com Cíntia Gomes e José Cícero da Silva
Dia 13.06 – Episódio 6 Ética com Eugênio Bucci e Carlos Eduardo Lins da Silva.
Cada episódio da websérie tem cerca de 30 minutos de produção. Além do conteúdo em vídeo, o trabalho é complementado por perfis dos jornalistas participantes feitos pelos estudantes e professores da ESPM.
A coordenadora do curso de Jornalismo da ESPM-SP, professora doutora Maria Elisabete Antonioli, destaca a importância do trabalho em conjunto com o Observatório da Imprensa. “É fundamental para a faculdade estabelecer essa parceria, porque aproxima o curso das discussões mais relevantes para o jornalismo na atualidade”, diz.
Para o Observatório da Imprensa, a possibilidade de parceria com a ESPM significou uma oportunidade de criar um conteúdo relevante num momento particularmente importante para as relações entre jornalismo e democracia no Brasil a partir da experiência de profissionais que lidam com o desafio diário da profissão. O resultado da websérie também poderá motivar debates em salas de aula nos cursos de jornalismo. Esse é o primeiro projeto audiovisual do Observatório desde o fim do programa de TV em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!