7 de mai de 2018

Cirurgia Geral do HGCA implanta projeto de ações custo-conscientes no atendimento à politraumatizado


O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) está participando de uma iniciativa internacional através do Serviço de Cirurgia Geral. Trata-se da Choosing Wisely, que na sua tradução livre significa “escolhendo sabiamente”. Esta é uma campanha que foi lançada em 2012 pela American Board of Internal Medicine Foundation (ABIM Foundation), nos EUA, e tem por finalidade avaliar o que é necessário ou não para proporcionar um cuidado com mais segurança e eficácia aos pacientes. O HGCA destaca-se pelo pioneirismo de ser o primeiro hospital público da Bahia, na área de Cirurgia Geral, a implementar a Iniciativa Choosing Wisely.

Uma lista de recomendações de ações custo-conscientes no atendimento inicial ao politraumatizado (ver abaixo) faz parte da iniciativa que foi lançada neste mês de abril, no auditório do HGCA, durante o III Curso de Imersão de Anatomia Cirúrgica. Durante o curso foram abordados conceitos fundamentais de atendimento inicial ao politraumatizado e apresentada a lista com cinco recomendações no trauma com ações custo-conscientes.

De acordo com Dr. Rinaldo Antunes Barros, membro do Grupo de Pesquisa na Bahia e coordenador da Iniciativa Choosing Wisely no Serviço de Cirurgia Geral do HGCA, não se trata de apresentar algo novo, mas sim de apenas promover uma reflexão das nossas ações no que se refere a competências que envolvem conhecimentos, habilidades e atitudes custo-conscientes no atendimento inicial ao politraumatizado. “É uma movimentação de paradigmas que atravessa todos os continentes, e de tal forma, o Serviço de Cirurgia Geral do HGCA, não poderia ficar de fora da Iniciativa Choosing Wisely”, afirma Dr. Rinaldo.

A campanha não têm o intuito primário de economizar recursos, mais sim de melhorar a qualidade da assistência, que deve ser embasada em evidências, aumentando a probabilidade de benefício e reduzindo o risco de malefício à saúde dos indivíduos. O Diretor-Geral do HGCA, Dr. José Carlos de Carvalho Pitangueira, apoia a iniciativa. “Ações como essas sempre permitirão uma melhor assistência no
atendimento de nossos usuários, permitindo um acolhimento mais seguro, humanizado e eficaz”, disse Dr. Pitangueira.

Para Dr. Joaquim Alencar, médico residente do segundo ano de Cirurgia Geral do HGCA, a atividade vai diminuir os custos e tempo de permanecia de pacientes na unidade. “Iniciativas simples como essas de apresentar Lista de Recomendação do Trauma exposta em locais de grande circulação, para nós cirurgiões, em formação ou não, permite refletir diariamente a cerca das nossas ações, sedimentando princípios essenciais de uma assistência adequada aos nossos pacientes”.

Diversos países já participam da campanha como Canadá, Inglaterra, Alemanha, Itália, Holanda, Suíça, Austrália, Nova Zelândia e Japão. No Brasil, desde 2015, a Choosing Wisely teve a adesão pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). Atualmente, a Choosing Wisely Brasil é liderada pelos médicos Dr. Guilherme Barcellos e Dr. Luís Cláudio Correia, tendo o Grupo de Pesquisa Pró-Ensino em Saúde, na Bahia, liderado pela Dra. Marta Menezes em parceria com a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, trabalhado na linha de pesquisa Choosing Wisely nas escolas médicas e grandes áreas como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria e Ginecologia/Obstetrícia.

FONTE: ASCOM/HGCA 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!