Foliões a partir de 12 anos podem realizar teste rápido de HIV, sífilis e hepatite na Micareta - Portal Terra de Lucas

 


Agora

Post Top Ad - Destaque Principal

Post Top Ad - banner portalterradelucas


18 de abril de 2018

Foliões a partir de 12 anos podem realizar teste rápido de HIV, sífilis e hepatite na Micareta

Pessoas a partir dos 12 anos de idade, mesmo não acompanhadas de pais ou responsáveis, poderão realizar exames rápidos de sífilis, HIV e hepatite B e C durante a Micareta de Feira, que acontece de 19 a 22 deste mês. A informação é da coordenadora do Centro de Referência Municipal de Infeção Sexual Transmissível, Vanessa Sampaio. Serão disponibilizados 600 kits na unidade de vacinação que funcionará no circuito da festa. 

Poderão ser feitos 150 exame por dia. O atendimento será realizado entre as 19h e meia-noite. Foram dois os casos positivos para o HIV e nove para sífilis, no ano passado. A demanda será espontânea. Para ser submetido ao exame, basta a pessoa demonstrar interesse. 

A pessoa diagnosticada com sífilis vai receber a primeira dose do medicamento, que é distribuído gratuitamente, logo após a constatação e será orientado a procurar o serviço de saúde imediatamente. Os possíveis casos de HIV e hepatite serão encaminhados para o Centro de Referência.

Janela imunológica
A coordenadora do Centro orienta que as pessoas que tiveram relação de risco – sem a devida proteção - em data próxima à Micareta ou durante a festa, devem esperar algumas semanas – entre um e três meses – para que se submetam ao exame, devido à janela imunológica.


Janela imunológica designa o período que um organismo leva, a partir de uma infecção, para produzir anticorpos que possam ser detectados por exames de sangue. Varia de acordo com o tipo de infecção e sensibilidade do teste utilizado para detectá-la.

Fonte: Secom  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

Post Top Ad - banner rodape portalterradelucas