24 de abr de 2018

Feirantes e permissionários recebem formação gratuita em legislação sanitária e manipulação de alimentos



Iniciativa é resultado da parceria da UNIFACS com a SETTDEC | Foto: Comissão Técnica de Alimentos 

Os feirantes e permissionários que comercializam produtos de origem animal em Feira de Santana terão a oportunidade de participar de oficinas gratuitas sobre legislação sanitária e proteção à saúde do consumidor. Ao total, serão oferecidas mais de 320 vagas que buscam preparar os comerciantes até o início de junho. As aulas acontecem no campus Getúlio Vargas da UNIFACS a partir do dia 25 de abril.

A ação é parte do Programa de Integração Social da UNIFACS, Integra, e é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC) e as Associações dos Feirantes. As oficinas são gratuitas e são ofertadas aos feirantes e permissionários cadastrados na SETTDEC durante todo o mês de maio.

A capacitação, desenvolvida pela professora de direito da UNIFACS, Késia Magalhães, utiliza-se de metodologias como rodas de conversa e dramatizações para aproximar-se da realidade dos feirantes, ilustrando situações do seu dia-dia que envolvam a aplicabilidade de diversas diretrizes da legislação.

No dia 25 de abril inicia a oficina “Legislação e novos procedimentos” com a participação dos permissionários do setor de peixe do Centro de Abastecimento. O treinamento continua nos dias 3 e 10, quando acontece a oficina “Controle higiênico, sanitário e manipulação de alimentos”. Os feirantes do Tomba e permissionários do Centro Comercial da Estação Nova passaram pelas mesmas oficinas e terão sua capacitação finalizada ainda em abril.

"O principal objetivo é ensinar aos feirantes as regras previstas na legislação, o cuidado com a saúde do consumidor, a responsabilidade em cumprir as regras e demonstrar a importância da aplicação da legislação sanitária na atividade desenvolvida por eles", relatou a professora Késia Magalhães, coordenadora do Programa Integra.

A iniciativa envolve alunos de diversos cursos da universidade, como publicidade e propaganda, arquitetura, enfermagem, fisioterapia, ciências contábeis e administração. As aulas voltadas ao controle higiênico, sanitário e manipulação de alimentos, por exemplo, contam com a participação dos alunos de Nutrição e a supervisão técnica da professora Jociene Oliveira, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da UNIFACS.

O Programa Integra foi desenvolvido inicialmente para atender os feirantes e permissionários na Feira e no Centro Comercial da Estação Nova e, a partir de agora, também é voltado para as Feiras do Tomba, Sobradinho, George Américo, Cidade Nova, Feira X e do Setor de Peixes do Centro de Abastecimento.

A UNIFACS emite certificado de participação a todos os participantes certificado de participação em cada um dos treinamentos. Todos os encontros acontecem no Campus da UNIFACS, localizado na Av. Getúlio Vargas, 2.734, Parque Getúlio Vargas, Feira de Santana, próximo ao Colégio CETEB.

Programa INTEGRA
O Programa de Integração Social da UNIFACS-INTEGRA compreende um conjunto de ações acadêmicas interdisciplinares de prestação de serviços a feirantes, permissionários, seus familiares e clientes, contribuindo para a sustentabilidade e para o exercício dos direitos sociais por aqueles exercem o trabalho nas feiras livres e tem como fonte de subsistência a economia regional hortifrutigranjeira e a agricultura familiar do município de Feira de Santana. A iniciativa é executada em parceria com Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC) e as Associações dos Feirantes.

Enviado por Júlia Raquel
Fonte: Comunicativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!