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O bom atendimento pode ajudar a fidelizar o cliente durante o ano inteiro |
Aina
Kaorner
Toda venda começa num bom
atendimento. Por isso, nada mais importante do que pensar em melhorias quando o
assunto é o primeiro contato da empresa com o cliente. Atender bem é uma arte e
pode fazer com que o consumidor receba muito mais do que o esperado, se
tornando um cliente fiel.
“O bom atendimento
reflete não só na venda imediata, mas fideliza os clientes”, observa o técnico
do Sebrae Bahia, Fabrício Barreto.
Confira abaixo quatro
dicas que o especialista selecionou para desenvolver um bom atendimento e
manter o cliente satisfeito:
Saiba ouvir
Nessa época do ano, o
foco está nas vendas. Por isso, é tão importante saber ouvir o cliente. “Você
deve saber qual a expectativa para oferecer a solução adequada”, explica
Fabrício.
Conheça o produto ou serviço
Conhecer a fundo o
produto ou serviço que está vendendo é de extrema importância. “Também é
necessário conhecer a política da empresa”, destaca.
Tenha um diferencial
Chamar o cliente pelo
nome é uma alternativa para personalizar o atendimento e conquistar o cliente.
“Nunca julgue o cliente pela aparência e não tire o foco dele”.
Deixe o cliente à vontade
É importante se mostrar
disponível, mas sempre deixando o cliente à vontade. “Às vezes, durante uma
abordagem, a empresa acaba fazendo propaganda do concorrente, utilizando falas
como ‘o produto dele é mais barato, mas o meu é melhor’. O ideal seria utilizar
a chamada “metodologia spin”, que consiste em utilizar as perguntas certas para
que o próprio cliente possa identificar a necessidade de comprar aquele produto
ou serviço”, ressalta.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia
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