1 de fev de 2018

Ponto de cultura da Matinha prossegue atividades com oficinas gratuitas



Conveniado pelo governo da Bahia e governo federal, o projeto “Da Quixaba a Quixabeira: samba, cultura afro-descendente e desenvolvimento sustentável na Matinha, da Associação Cultural Coleirinho da Bahia – ACCB, vem realizando oficinas culturais gratuitamente no distrito da Matinha, em Feira de Santana. Este ano, além das oficinas tradicionais na área de música e samba, o projeto está contando com aulas de pintura em tecido, redes sociais e vídeo.

De acordo com o presidente da ACCB, idealizador do projeto e músico da Quixabeira da Matinha, Galdino Oliveira: “É fundamental dar manutenção para a continuidade do projeto e de grande importância que tenhamos apoios de todas as esferas, pois assim prosseguiremos desenvolvendo novas gerações na localidade da Matinha. Também e imprescindível atentar para oficinas que estimulam a geração de emprego e renda da comunidade, como é o caso da oficina de pintura e por isso mesmo a necessidade de tocarmos essa iniciativa com apoios diversos!”

Aloma Galeano, coordenadora do projeto e produtora cultural diz que: “A intenção é manter viva a tradição do samba e despertar a consciência das novas gerações acerca da riqueza da identidade negra. Ademais, estimular ações dentro da própria comunidade para comunicar esta identidade, por isso a inserção no projeto de oficinas de redes sociais e vídeo!”

Ainda há vagas para algumas oficinas. Os interessados poderão se inscrever presencialmente na sede da ACCB, localizada no distrito da Matinha, ou enviar um e-mail informando a área de interesse para accbmafsa@gmail.com. As oficinas são gratuitas e não existe taxa para inscrição. As aulas são voltadas para públicos pertencentes a todas as faixas etárias. O detalhamento acerca do dia da oficina, carga horária e professor(a) responsável pode ser conferido no site http://daquixabaaquixabeira.blogspot.com.br/

SOBRE A ACCB

A Associação Cultural Coleirinho da Bahia, conhecida como ACCB, está localizada no povoado da Matinha, em Feira de Santana-Ba, foi criada em 19 de agosto de 2007. Uma entidade sem fins lucrativos, representativa de grupos culturais e cantadores que tem por finalidade coordenar e manter viva as tradições culturais de Feira de Santana e região, sobretudo o samba de roda praticado na localidade. Dentre as ações realizadas pela associação estão: o grupo de samba de roda Quixabeira da Matinha; o bloco cultural Quixabeira da Matinha; Dia Municipal do Samba De Roda; Encontro de Quadrilhas Juninas; e o projeto Da Quixaba a Quixabeira: Cultura, Samba de Roda e Desenvolvimento Sustentável na Matinha. Dentre os principais eventos pelos quais a ACCB já participou estão: Encontro de Mestres de samba de roda, em Recife (2010); 29ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (2016); dentre outros. A Associação foi premiada pelo Instituto Julio Cesar de Oliveira em 2010; obteve seleção nos editais: Carnaval do Pelô, da Secult-Ba, em 2008, 2013 e 2016; Territórios Culturais, Secult-Ba em 2009; Ouro Negro, da Secult-Ba (2013 até 2016); Prêmio Venceslau de Música, Funceb (2009); Troféu Oscar folia como melhor performance (2013); conveniou-se como ponto de cultura com o estado da Bahia e governo federal em 2015; além de obter reconhecimento como patrimônio cultural do município em 2014. Vale lembrar ainda que a ACCB faz parte da rede de casas de samba oriunda do Pontão de Cultura da ASSEBA (Associação de Sambadores e Sambadeiras da Bahia), possuindo um espaço denominado: "Dona Chica do Pandeiro de Feira de Santana”, o qual funciona na sede da associação.

Fonte: Assessoria de Comunicação ACCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!