Coleta de informações junto ao
consumidor, concorrente ou fornecedor ajuda a tomar decisões e a oferecer
melhor atendimento
Vívian Rodrigues
Para
reduzir o grau de incerteza ao tomar decisões quando se está abrindo um novo
negócio, o empreendedor deve estar munido de informações sobre concorrência,
fornecedores, novas tendências, perfil do futuro cliente e quanto ele estará
disposto a pagar por aquele produto ou serviço. Uma pesquisa de mercado aponta
esses pontos fundamentais, auxiliando na escolha de uma estratégia de ação que
ajude a identificar problemas e oportunidades, o que pode fazer a diferença
entre sucesso e fracasso na empreitada.
Dados
confiáveis estão à disposição em instituições públicas ou privadas, como
universidades, entidades de classe, centros tecnológicos, secretarias de Estado
e no Sebrae. Através da pesquisa, é possível obter informações consistentes,
analisando clientes (estilo de vida, hábitos de consumo, escolaridade, renda,
entre outros); concorrentes (pontos fortes e fracos de suas estratégias) e
fornecedores (comparando sistema de vendas e distribuição, políticas de preços
e cobrança e qualidade dos produtos e serviços).
De maneira
geral, para que uma pesquisa seja eficaz, deve passar por algumas etapas, como
a definição do objetivo da pesquisa e o público-alvo, o roteiro de perguntas e
o tamanho da amostragem, ou seja, quantas pessoas deverão respondê-la. Há,
ainda, direcionamentos e modelos de pesquisa que devem acompanhar outras etapas
do negócio como, por exemplo, a prévia do lançamento de um novo produto. Isso
também vale para detalhamentos e categorias de pesquisa que o empresário pode
usar para identificar seu padrão de clientes e incrementar ações de marketing.
O
empreendedor encontra mais informações sobre pesquisa de mercado no site do Sebrae. Uma cartilha também está disponível com orientações para quem deseja
incluir a pesquisa de mercado no planejamento do seu negócio, incluindo
informações sobre qual tipo de pesquisa utilizar e como elaborar um
questionário e interpretar os resultados. O conteúdo está disponível para
acesso em versão digital.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia
0 Comentários
Comente aqui