15 de fev de 2018

Pesquisa de mercado auxilia empreendedor na abertura de novo negócio

 

 

Coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor ajuda a tomar decisões e a oferecer melhor atendimento

Vívian Rodrigues

Para reduzir o grau de incerteza ao tomar decisões quando se está abrindo um novo negócio, o empreendedor deve estar munido de informações sobre concorrência, fornecedores, novas tendências, perfil do futuro cliente e quanto ele estará disposto a pagar por aquele produto ou serviço. Uma pesquisa de mercado aponta esses pontos fundamentais, auxiliando na escolha de uma estratégia de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades, o que pode fazer a diferença entre sucesso e fracasso na empreitada.

Dados confiáveis estão à disposição em instituições públicas ou privadas, como universidades, entidades de classe, centros tecnológicos, secretarias de Estado e no Sebrae. Através da pesquisa, é possível obter informações consistentes, analisando clientes (estilo de vida, hábitos de consumo, escolaridade, renda, entre outros); concorrentes (pontos fortes e fracos de suas estratégias) e fornecedores (comparando sistema de vendas e distribuição, políticas de preços e cobrança e qualidade dos produtos e serviços).

De maneira geral, para que uma pesquisa seja eficaz, deve passar por algumas etapas, como a definição do objetivo da pesquisa e o público-alvo, o roteiro de perguntas e o tamanho da amostragem, ou seja, quantas pessoas deverão respondê-la. Há, ainda, direcionamentos e modelos de pesquisa que devem acompanhar outras etapas do negócio como, por exemplo, a prévia do lançamento de um novo produto. Isso também vale para detalhamentos e categorias de pesquisa que o empresário pode usar para identificar seu padrão de clientes e incrementar ações de marketing.


O empreendedor encontra mais informações sobre pesquisa de mercado no site do Sebrae. Uma cartilha também está disponível com orientações para quem deseja incluir a pesquisa de mercado no planejamento do seu negócio, incluindo informações sobre qual tipo de pesquisa utilizar e como elaborar um questionário e interpretar os resultados. O conteúdo está disponível para acesso em versão digital.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!