12 de jan de 2018

Janeiro Branco: mês de conscientização à Saúde Mental em Feira de Santana



Conheça a Campanha Janeiro Branco – uma campanha totalmente dedicada à conscientização e à prevenção em relação à Saúde Mental, que pretende colocar o tema da saúde mental ao máximo em evidência durante esse primeiro mês do ano, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que é a saúde mental na verdade.

Diante de um número cada vez maior de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico, agressividade, entre outros, faz-se necessário mostrar que as pessoas precisam começar a cuidar também de aspectos mentais e emocionais de sua vida.

Aqui em nossa cidade, o Espaço Terapêutico Psicologia para Todos apoia a Campanha Janeiro Branco nesta 5ª edição, e inclui Feira de Santana e alguns municípios baianos, mobilizando e informando as pessoas sobre a importância do cuidar da Saúde Mental.

Durante todo este mês de Janeiro a equipe estará desenvolvendo algumas ações, como palestras, oficinas, caminhada, entrega de material educativo, em vários locais de nossa cidade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO FEIRA DE SANTANA


08/01 – Atividades Simultâneas
07h30 - Empresa Dínamo Engenharia /                  
09h30 - Praça 2 de Julho /
Tempo Integral - Escola Estadual Régis Bittencourt
09/01 – 14h Escola Judite Alencar Marinho
- 18h - Rodoviária
10/01 – 10h - Escola Municipal Crispiniano Ferreira da Silva
11/01 – Centro de Abastecimento
12/01 – Praça da Matriz
15/01 – 09h e 20h30 - Empresa São João Transporte
- 14h - Praça do Lambe-Lambe (perto da Sales Barbosa)
16/01 – 07h30 – Centro Médico dos Remédios
17/01 – 09h - Empresa Rosa Transporte
22/01 – 14h e 22h30 - Empresa Bauko Equipamentos
24/01 – Centro Médico dos Remédios
27/01 – 08h - Oficina de Bioenergética no Espaço Terapêutico Psicologia para Todos
- 11h - Mercado de Arte
28/01 – Caminhada na Getúlio Vargas
30/01 – Palestra no Espaço Terapêutico Psicologia para Todos

PROGRAMAÇÃO EM OUTROS MUNICÍPIOS
23/01 - Povoado Jacu em Terra Nova
25/01 - Santa Bárbara
26/01 - Tanquinho
29/01 - Ichu (manhã) - Serrinha (tarde)
30/01 - Povoado Cajueiro em Rafael Jambeiro

A IMPORTÂNCIA DO JANEIRO BRANCO

Em uma época em que as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo – segundo dados dos Ministérios da Saúde de todos os países do planeta e da Organização Mundial de Saúde (OMS) -, a Campanha Janeiro Branco justifica-se como uma importante ação preventiva em relação a essas graves questões e, fundamentalmente, como uma necessária campanha voltada à promoção de mais Saúde Mental nas vidas das pessoas e à democratização dos cuidados e conhecimentos relacionados a ela.


COMO COMEÇOU E ONDE ESTÁ HOJE
A campanha ainda é nova, começou em 2014 em Minas Gerais, inspirada na campanha Outubro Rosa. Naquela primeira edição já contou com palestras em diversos espaços da cidade e uma ampla divulgação do tema online.
Hoje a campanha já conta com colaboradores em diversas cidades do Brasil, com mais cidades aderindo a cada ano, onde psicólogos(as) e estudantes em parceria com demais profissionais do universo da Saúde promovem mini-palestras, rodas de conversas, dinâmicas de grupo e intervenções urbanas em nome da Saúde Mental em espaços públicos e privados das cidades em que o Janeiro Branco é realizado.

POR QUE JANEIRO E POR QUE BRANCO?
“Virada de ano é um período em que as pessoas entram em um movimento espontâneo de avaliação das suas próprias vidas e, Janeiro, o primeiro mês do ano, é um mês terapêutico por natureza – vamos, então, aproveitá-lo e instigar as pessoas a pensarem sobre Saúde Mental, sentidos de vida, propósitos existenciais, qualidade de relacionamentos, equilíbrio emocional e se são, ou não, verdadeiramente felizes”.

A ideia era aproveitar a posição estratégica, assim como o perfil introspectivo do mês de Janeiro, e chamar a atenção das pessoas para essas questões de ordem psicológica-existencial, incentivando-as a tomarem o início do ano como um ponto de partida privilegiado para pensarem sobre as suas condições psicológicas e investirem em mais Saúde Mental em suas vidas ao longo de todo o tempo.
Já a cor branca representa o quadro ou papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam.

Mais informações:
Espaço Terapêutico Psicologia para Todos – Rua Borborema, 11, Capuchinhos (rua atrás da Padaria Coelho da João Durval)
Telefones: 3030.2013 / 9 8158.1431 / 9 9847.7077

Fonte: Espaço Terapêutico Psicologia para Todos e Portal Janeiro Branco - http://janeirobranco.com.br


Enviado por Mariana B. Figuerêdo - Publicitária




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui