23 de jan de 2018

Beco do mocó, raízes e ervas: Uma promessa!

Foto: Jornal Folha do Estado da Bahia
No ABC do Preguiçoso de Xangai, a coragem do sertanejo para perseguir a sua caça: “Intonce marido se alevanta e vai na casa da tua vó buscá a ispingargada dela, procê caça um Mocó.”- realmente, quem caça mocó não tem nada de preguiçoso: está aberta a temporada de caça! Corre..
.
O Beco do Mocó está situado entre a Rua Marechal e a Rua Conselheiro Franco, perto do antigo Baneb, hoje, Banco Bradesco. Atualmente, o Beco é frequentado por vendedores ambulantes, “banhados” de ervas, casas comerciais, principalmente de móveis – na verdade, um agitado calçadão.

Um Beco e seu tempo - no Beco do Mocó se realizava o comércio de caças. A Rua onde gente apostava corrida com os mocós. E correr atrás de Mocó é arte de preguiçoso? 

Pra quem não conhece! Apresento-lhes o Mocó: muito parecido com o Preá, o Mocó, é um animal altamente adaptado às condições de calor e de escassez de água e de alimento, principalmente nos períodos de grandes secas que assolam periodicamente a região do semiárido nordestino.

O velho companheiro de luta do sertanejo. Podemos até citar um alerta para os Mocós como no trecho da música Passarada, do cantor e compositor Chico Buarque: “Bico calado! Toma cuidado que o homem vem aí...”. 

O Mocó é muito apreciado pelos sertanejos- usado na alimentação como uma fonte de proteína animal, especialmente nos períodos de seca. Agora reserve o Mocó para o “banho de ervas”.

O Beco do Mocó também é conhecido como Beco do Miguel das Ervas – para alguns do Jaime etc. No local encontram-se os “doutores”: Coisa fina e Tiro e queda, os vendedores ambulantes de ervas e raízes. Diz o Dr. __quer emagrecer? Melão de coroa;_atrair seu amor? Somente R$ 10,00, arruda, cabeça de frade, dandá pra descarrego...

__ Impotência sexual! R$ 150,00 __ cipó de quati, catuaba e marapuama.
Também, tem os chás das cinco folhas que cura gonorréia, doença de bexiga e útero. Essas são as receitas dos ambulantes “doutores”: Coisa fina e Tiro e queda – por tempo indeterminado... altas doses de Fé!

Ao entrar no Beco lembre-se! Descarregue-se, o Beco é das ervas, das curas e das promessas. Elas têm o poder de adivinhar o acaso, desfazer a margem do desconhecido e oferecer alguma segurança às pessoas... também, podem quebrar barreiras! Até pedras nos rins!

Uma promessa da “natureza” para os passantes da Rua Sete de setembro, mais um dos nomes do Beco que alimenta, e promete!

Coluna Caminhando pela cidade - por Cintia Portugal - Jornal Folha do Norte.
Caminhando pela cidade (2013).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!