Sebrae orienta sobre como aumentar o faturamento no final de ano - Portal Terra de Lucas

 


Agora

Post Top Ad - Destaque Principal

Post Top Ad - banner portalterradelucas


15 de dezembro de 2017

Sebrae orienta sobre como aumentar o faturamento no final de ano

 

As dicas têm foco nas vendas pontuais e também abordam estratégias para fidelizar clientes que possam consumir ao longo de todo ano


Redação


Considerado o mais importante mês de vendas para o varejo baiano, dezembro deve registrar crescimento de 8% em comercializações, quando comparado com o mesmo mês de 2016, segundo expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomercio-BA).

Para se destacar nesse período de final do ano e garantir bons resultados, os donos de pequenos negócios precisam ir além das promoções, como explicar o Analista da Unidade de Gestão do Portfólio, Diógenes Silva. “É importante entender o perfil do seu cliente, pois nem sempre o que ele deseja é o menor preço, principalmente no Natal, que atinge pessoas de diversas classes sociais e que querem presentear pessoas queridas”, completa.

A loja física deve investir em uma decoração atrativa da vitrine, com música ambiente e fragrâncias, tudo moderado e sem exageros, lembrando sempre de preservar um ambiente no qual o cliente possa circular livremente e enxergar com facilidade os preços. “Outro ponto de atenção é o atendimento. Como no Natal as pessoas, em geral, compram presentes para os outros, um vendedor que ajuda na compra e entende a necessidade faz toda a diferença na venda”, acrescenta Diógenes.

Ele ressalta ainda que, os empreendedores que não possuem ponto fixo podem trabalhar com as mídias sociais ou website. Opções assertivas para esse público é a personalização da capa do Facebook, por exemplo, ou postagens com cards especiais de descontos e promoções. “Vale a pena, inclusive, realizar testes com mídia paga para atrair melhores resultados. Assim como na loja física, é importante se preparar cedo para aproveitar as oportunidades”, lembra.

Os segmentos de brinquedos, calçados, perfumaria, roupas e acessórios devem ser os mais beneficiados com o período. Além deles, o de alimentação também é afetado, em razão das compras para as ceias.

De acordo com Diógenes, o momento não deve ser percebido como um período pontual de vendas, mas como uma oportunidade de ganhar clientes para o ano todo. Nesse quesito, vale a pena investir em ações de fidelização, como dar desconto na próxima compra ou entregar um cartão fidelidade.

“É importante destacar também o pós-venda, pois é muito comum que haja a necessidade de troca de produtos que não serviram para o presenteado. A loja física só tem a obrigação de trocar produtos com defeito, mas, realizar esse tipo de troca pode fidelizar o cliente”, conclui.

Dicas de como vender mais no Natal

- Realize promoções de kits dos produtos com menor saída

- Envie e-mail marketing para a lista de contatos com um cartão de desconto

- Ofereça brindes aos clientes

- Crie promoções através de postagens nas redes sociais

- Ofereça produtos adicionais, por exemplo, um perfume masculino para o homem que compra uma fragrância feminina para presente


Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

Post Top Ad - banner rodape portalterradelucas