As dicas têm foco nas vendas pontuais
e também abordam estratégias para fidelizar clientes que possam consumir ao
longo de todo ano
Redação
Considerado
o mais importante mês de vendas para o varejo baiano, dezembro deve registrar
crescimento de 8% em comercializações, quando comparado com o mesmo mês de
2016, segundo expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
da Bahia (Fecomercio-BA).
Para se
destacar nesse perÃodo de final do ano e garantir bons resultados, os donos de
pequenos negócios precisam ir além das promoções, como explicar o Analista da
Unidade de Gestão do Portfólio, Diógenes Silva. “É importante entender o perfil
do seu cliente, pois nem sempre o que ele deseja é o menor preço,
principalmente no Natal, que atinge pessoas de diversas classes sociais e que
querem presentear pessoas queridas”, completa.
Ele
ressalta ainda que, os empreendedores que não possuem ponto fixo podem
trabalhar com as mÃdias sociais ou website. Opções assertivas para esse público
é a personalização da capa do Facebook, por exemplo, ou postagens com cards
especiais de descontos e promoções. “Vale a pena, inclusive, realizar testes
com mÃdia paga para atrair melhores resultados. Assim como na loja fÃsica, é
importante se preparar cedo para aproveitar as oportunidades”, lembra.
Os
segmentos de brinquedos, calçados, perfumaria, roupas e acessórios devem ser os
mais beneficiados com o perÃodo. Além deles, o de alimentação também é afetado,
em razão das compras para as ceias.
De acordo
com Diógenes, o momento não deve ser percebido como um perÃodo pontual de
vendas, mas como uma oportunidade de ganhar clientes para o ano todo. Nesse
quesito, vale a pena investir em ações de fidelização, como dar desconto na
próxima compra ou entregar um cartão fidelidade.
“É
importante destacar também o pós-venda, pois é muito comum que haja a
necessidade de troca de produtos que não serviram para o presenteado. A loja
fÃsica só tem a obrigação de trocar produtos com defeito, mas, realizar esse
tipo de troca pode fidelizar o cliente”, conclui.
Dicas de como vender mais no Natal
- Realize
promoções de kits dos produtos com menor saÃda
- Envie
e-mail marketing para a lista de contatos com um cartão de desconto
- Ofereça
brindes aos clientes
- Crie
promoções através de postagens nas redes sociais
- Ofereça
produtos adicionais, por exemplo, um perfume masculino para o homem que compra
uma fragrância feminina para presente
Fonte: Agência Sebrae de NotÃcias Bahia
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