5 de dez de 2017

Feira de Santana sedia encontro regional de capacitação de gestores e comunidades das praças CEU’S



O evento será realizado no dia 09 de novembro na praça CEU da Cidade Nova e as inscrições são feitas através do e-mail forum.ceus@cultura.gov.br.

O Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU das Artes) do bairro Cidade Nova, em Feira de Santana vai ser a sede do quinto encontro  regional de capacitação de gestores e comunidades das Praças CEUs de 2017. O evento será realizado no dia 09 de novembro, das 9h ás 18h. Os interessados em participar devem se inscrever através do email: forum.ceus@cultura.gov.br.
Estão sendo esperados para o evento cerca de 60 pessoas entre gestores e representantes da sociedade civil de 31 praças CEU’s da região nordeste. A escolha de Feira de Santana como sede do encontro se deu porque “as praças do município se destacaram nas pesquisas realizadas pelo Ministério da Cultura (MinC) sobre o funcionamento após a inauguração (2016). Tanto pelas atividades desenvolvidas como pela boa experiência de gestão e relação com a comunidade, sendo um exemplo para as demais praças da região”, conforme consta a mensagem enviada para o município pela Coordenadora Geral de Gestão de Equipamentos do Ministério da Cultura, Isadora Tami Tsukumo.
Podem participar do encontro até três representantes por Praça CEU. O ideal é que os três participantes sejam membros do Grupo Gestor, sendo um representante de cada setor: poder público local, sociedade civil organizada e comunidade.
O encontro dá continuidade à série de seminários e eventos iniciados em 2011 que têm como objetivo apoiar as equipes técnicas de Prefeituras, gestores e comunidades das Praças CEUs na condução da mobilização social, da ocupação,  gestão e infraestrutura nos municípios contemplados com o Programa. Apenas a região nordeste do país possui 85 Praças, por isso, é necessário que também se discuta os desafios da gestão compartilhada, do uso e da ocupação destes equipamentos pela comunidade.
Dentre as atividades, também serão realzadas dinâmicas para capacitar os gestores dos CEUs nos temas abordados nas oficinas de mobilização social, auxiliar nos processos de prestação de contas, e na formação do Grupo Gestor Tripartite, dentre outras demandas. Além de estimular a criação de uma rede de intercâmbio de experiências de gestores e comunidades. Feira de Santana possui três praças CEUs em funcionamento, desde julho de 2016, instaladas nos bairros Jardim Acácia, Aviário e Cidade Nova.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui