
O VinylRecorder T560 não é exatamente um produto charmoso, portátil ou fácil de operar. Uma espécie de Frankstein com agulha especial, diversos motores, um mini aspirador-a-vácuo, codificador RIAA e diversos componentes de precisão que foram selecionados e projetados pelos irmãos Fritz e Ulrich Sourisseau, aficcionados em vinil .
O kit inclui também um microscópio de precisão para acompanhar o “corte”. O usuário só precisa de um toca-discos confiável para começar a gravar seus discos. O sistema funciona perfeitamente com modelos padrão da Indústria, como o Technics 1200, clássico entre os DJs. A gravação é feita diretamene em discos virgens de vinil (ao contrário da prática normal de se gerar uma master em acetato que serviria como molde para as cópias em vinil).
Transferir uma master em fita para o disco matriz de acetato nunca foi tarefa trivial. E certamente não será agora. Com a volta das masterizações para vinil, os estúdios acabam escolhendo quem vai fazer o serviço pelo nome e know-how do engenheiro, e não pelos equipamentos utilizados. Uma arte manual. Há quem diga que o engenheiro-artista pode fazer o resultado soar completamente diferente, mesmo se forem utilizados extamente os mesmo equipamentos e processos.
Pois bem, agora os aspirantes podem praticar por conta própria. Quem sabe um excelente investimento para uma profissão que parece estar voltando com tudo. £3000 é muita grana…. mas não consigo pensar em outro equipamento que ofereça tantas possibilidades de se desenvolver a arte da masterização.
Cortando discos, o usuário necessariamente vai ter que se aprofundar, praticar e aprender na prática conceitos fundamentais do áudio. Margem dinâmica, piso de ruído, volume, limites do estéreo, controle de graves e agudos, durabilidade da agulha e do disco, distorções. De quebra, vai voltar a pensar na duração e ordem das músicas (lmitação de 30 minutos!), e passará por um treinamento auditivo intenso. Sem falar das possibilidades do domínio analógico. Em teoria, agora você pode explorar todo o potencial das suas gravações em 96 ou 192kHz.
Vários destes conceitos estão explicados de uma maneira bastante objetiva e ilustrada no FAQ dos fabricantes. Que tal uma mini-aula sobre vinil?
Eu achei a idéia fantástica. Tem alguém aí querendo fazer sociedade num destes?
Fonte: Academia do Produtor Musical
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