Apoiada pelo Sebrae, missão
empresarial ao Senai Cimatec apresentou oportunidades de mercado
Vívian Rodrigues
Na última
semana, a equipe do Sebrae em Feira de Santana apoiou uma missão com
empresários das indústrias de calçados, bolsas e artefatos de couro da região
sisaleira e de Ipirá, para o Senai Cimatec. O centro de formação universitário
localizado em Salvador é vinculado ao Sistema Fieb (Federação das Indústrias do
Estado da Bahia). O encontro, realizado na última terça-feira, 14, teve como
objetivo apresentar quais produtos e serviços que o Senai pode colocar à
disposição de micro e pequenas empresas do segmento, contribuindo para a
construção de um plano de trabalho setorial.
Durante a
visita, foram apresentadas diversas consultorias técnicas, bem como o projeto
Indústria da Moda, promovido pelo Sebrae em Feira de Santana, que também apoia
o segmento.
Foi
realizada também uma rodada de discussões a partir de um levantamento das
principais demandas deste setor. “Mapeamos as principais necessidades e se
iniciou a elaboração de um plano de ação, a partir de quatro pilares
estruturais do projeto: governança, gestão empresarial, inovação e tecnologia e
acesso a mercados”, pontuou Lúcia Souza.
O evento
foi encerrado com uma visita à Fábrica Modelo, a primeira implantada na América
Latina, instalada no Senai Cimatec em parceria com a McKinsey & Company.
Nela, os empresários conheceram a estrutura de um ambiente controlado para
testes na linha de produção com a aplicação dos conceitos da manufatura enxuta
(lean manufacturing), prática que
promove importantes ganhos de produtividade e competitividade, proporcionando
às indústrias um aperfeiçoamento constante do seu modelo de produção.
Adriano
Ferreira, presidente da Cooperativa dos Produtores de Artefatos de Couro da
Comunidade de Tracupá (Ccoopact), em Tucano, revela que ficou surpreso com a estrutura
do Senai Cimatec. “As instalações me surpreenderam, especialmente a parte de
logística e usinagem. Queremos fazer algumas alterações em nosso galpão e essas
missões nos auxiliam nesse processo”, disse.
Djama
Figueiredo, dono da marca Via Focco há quase 20 anos, também aprovou a visita.
“Achei interessante como eles medem exatamente o tempo de cada etapa de
produção”, destacou.
Participando
de uma missão pela segunda vez, Alex Sandro Almeida, da Duda Calçados, de
Conceição do Coité, revelou que pretende implantar algumas rotinas em seu
negócio. “A expectativa é a melhor possível, é sempre muito bom e pode gerar
frutos”, apontou.
Foram
agendados próximos encontros nos municípios para refinamento das discussões
suscitadas na missão. Também participaram da apresentação o gerente da escola
técnica do Senai Cimatec, Sérgio Martins; o gerente regional do Sebrae em Feira
de Santana, Isailton Reis; o consultor das áreas no Senai Cimatec, Waldemar
Araújo, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Conceição do Coité,
Fagner Ramos.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia
0 Comentários
Comente aqui