Vívian Rodrigues
“Inovação
não é mais diferencial competitivo, é uma questão de sobrevivência”. A frase
sintetiza o que foi apresentado a empreendedores de microempresas e empresas de
pequeno porte durante a palestra “Inovação para o Varejo”, na segunda noite da
Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, nesta terça-feira, 3, em Feira de
Santana. O encontro foi realizado na CDL e reuniu mais de 350 pessoas.
Ministrada
por Simone Bazzan, a palestra abordou as mudanças no perfil do consumidor e
novos hábitos de consumo, além de passar informações sobre o perfil dos
colaboradores e de como gerir equipes de trabalho. A palestrante, especialista
em soluções inovadoras para o varejo, com mais de 15 anos de experiência, ainda
destacou habilidades empreendedoras fundamentais para o sucesso do negócio,
frisando que o empresário deve estar atento às novas ferramentas disponíveis no
mercado que atendem a desejos não aparentes.
Tecnologia
A noite
contou ainda com momentos de aproximação e oportunidade de negócios entre lojistas
locais e as empresas mais inovadoras da cidade, que trabalham com ferramentas
de inovação e gestão informatizada. Simples Varejo, Netsoft, Speed informática,
Próton Sistemas, Absam, PowerZAP, Lince Web, Sensorial, Total Soluções e o
Sebrae - que oferecia em seu estande a solução Sebraetec - puderam apresentar
seus produtos e serviços ao público, realizando também atendimentos através dos
dez estandes montados no evento.
“Atendemos
alguns interessados, fechamos negócios. Estamos saindo daqui já com contratos
fechados com algumas empresas e novas ideias”, comemorou Williams Oliveira,
gerente da PowerZAP, startup que conecta clientes a empresas por meio de canais
digitais.
Bom para a
empresária Carla Moraes, que possui uma casa de couro na cidade. Ela, que já
participou de várias capacitações do Sebrae, está reformando a sua loja, um
negócio familiar implantado há mais de 35 anos. Por isso, acredita que a
oportunidade de participar de um evento sobre inovação veio na hora certa. “A
Semana Sebrae nos deu novas motivações. Estamos mudando a estrutura e junto a
isso preciso de novas ferramentas, além de utilizar melhor a tecnologia”,
disse.
Ela também
ficou animada com as dicas de inovação que recebeu. “Às vezes, ficamos
segurando um pouco, achando que o nosso público não é para isso, mas na verdade
todo público é. Foi uma palestra muito interessante, pois nesse cenário que
estamos vivendo, precisamos justamente desse suporte, de novas ideias que
acabam nos despertando para novas possibilidades”, declarou.
“Esta noite
cumpriu mais uma vez com o objetivo da Semana de levar conhecimento e, no nosso
caso, fazer um encontro entre empresas de varejo e empresas que trabalham com
sistemas de informação e startups que têm ferramentas para inovação no varejo”,
afirmou o gerente regional do Sebrae, Isailton Reis.
A Semana de
Capacitação é realizada pelo Sebrae, com o patrocínio do Santander e do Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e o apoio da Rede
Bahia. Em Feira, a ação conta ainda com a parceria do Programa Feira Empreende
e CDL.
As fotos da
Semana de Capacitação estão disponíveis no Flickr do Sebrae Bahia:
www.flickr.com/photos/sebraebahia/.
--
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 / 4558
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570
0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui