18 de set de 2017

Você já se perguntou o que é cultura?


Vivemos em uma casa, compartilhamos uma vizinhança, comungamos de costumes de uma região e alimentamos determinados padrões sociais de uma nação. Mas, na hora de explicar o que é cultura, mesmo que saibamos profundamente do que se trata, não sabemos argumentar com profundidade o que é cultura.
Seguramente, pessoas que trabalham diretamente, pesquisadores e estudiosos de várias áreas do conhecimento, em algum ponto já se depararam com conceitos aprofundados que explicam o que é cultura. Mas, a o público mais amplo, talvez não encontre oportunidade de refletir sobre estes conceitos.
Não só o educador como empreendedores de várias áreas de atuação precisam saber o conceito de cultura. Isso porque em uma comunidade ou qualquer organização a cultura é criada, racionalmente ou não. A criação de uma cultura determina a ampliação dos padrões comunitários dos ambientes aos quais essa cultura está sendo disseminada.
Achou confuso? Não se preocupe.
No artigo de hoje, vamos abordar as principais face e conceitos a respeito do que é cultura, como ela é criada e a maneira que ela influência nos padrões de comportamento de uma organização, comunidade e sociedade.
Depois desta leitura, você saberá como criar uma cultura voltada para educação e aplicá-la nos ambientes em que você, assim você pode influenciar positivamente nos setores da educação. Daremos exemplos de culturas regionais, institucionais e outras formas de culturais.
O que é cultura?

Em palavras simples, cultura significa o conjunto complexo de conhecimentos, arte, crença, legislação, moral costumes e hábitos que são desenvolvidos no decorrer do tempo. Passado de geração em geração, esse conjunto complexo que forma a mentalidade dos grupos sociais é o que chamamos de cultura.
Algumas culturas são tão fortes que podem ser vistas como patrimônio intangível, ou seja, aquilo que sabemos que existe, mas não podemos ver.
Por exemplo, a festa de São João é conhecida como cultura nordestina. No maior São João do Mundo, festa organizada na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, é muito evidente a cultura.
Os festejos juninos no nordeste, leva em consideração as quadrilhas, comidas de milho, fogueiras, roupas típica, etc.
Podemos notar que com o passar dos anos muitas coisas mudaram e esse festejo, tipicamente nordestino ampliou-se no que diz respeito à arte. Foi inserido o forró estilizado (este que vem ganhando nova face e conquistando também outras regiões do Brasil).
Mesmo que possamos ouvir falar e até mesmo presenciar os festejos juninos em outras regiões do Brasil, não é como acontece no nordeste. As pessoas de São Paulo, por exemplo, tem como hábito fazer vinho quente e quentão, o que não é conhecido no nordeste.
As bebidas quentes (vinho e quentão) foram inseridas no sul e sudeste brasileiro como opção para se aquecerem no frio, porém no nordeste com sua temperatura quente o ano inteiro, bebidas quentes são quase que inexistentes.
Agora que exemplificamos sobre como a cultura vai se desenvolvendo para cada região, vamos exemplificar como ela surge em diversos aspectos macro e micro no mundo.

Exemplos para compreender o que é cultura?

Para cada espaço do mundo é possível que possamos nos deparar com culturas diversas. No núcleo familiar, em empresas, nos bairros, cidades, países e por ai vai.
A cultura desenvolvida em cada pequeno espaço social tem o poder de influenciar os espaços maiores. Por exemplo, quando somos pequenos nossa mãe diz que se deixarmos as nossas sandálias viradas de cabeça para baixo algo de ruim acontecerá a elas.
No entanto, chegamos na escolas e falamos sobre isso com nossos colegas de classe e eles dizem essa mesma estória em outros ambientes. Em pouco tempo, essa estória se torna uma crença popular de um povo e é passada de geração em geração.

Cultura Nacional

Cada país tem sua cultura única. A cultura de cada nação é influenciada por vários fatores.
Quando ouvimos os estrangeiros falarem do Brasil, é muito comum que caracterizem o nosso país como uma nação violenta, com desigualdade social alarmante e uma natureza incrível. Quanto ao nosso povo, somos conhecidos pela diversidade.
Somos o país mais diverso da América Latina, em nossa nação podemos ver misturas que nos fazem parecidos com: alemães, japoneses, africanos, indígenas, etc.  Além, dessas características, somos vistos como um país de gente alegre, aberta para receber outras cultura e onde vivem as mulheres mais belas do mundo.
Esse conjunto de aspectos formam uma mentalidade mundial sobre o Brasil, e assim também é formada a cultura de qualquer outra nação.

Cultura Regional

O folclore, o chimarrão, o xamanismo, o sertanejo e muitas outras nuances fazem parte de culturas regionais. Ou seja, tudo aquilo que é evidente de um determinado local é considerado como cultura regional.
Do mesmo modo que o forro remete ao nordeste, o sertanejo ao centro-oeste um manifestação cultural, por mais que rode o mundo, caracteriza a mentalidade cultural de uma região.

Cultura empresarial

A cultura empresarial é um pouco diferente das culturas nacionais e regionais.
Esse tipo de cultura é planejada dentro das organizações. Se, por exemplo, montamos um negócio para produção de conteúdo. Planejamos: objetivo, visão, missão e propósitos e em seguida passamos essas informações para os colaboradores.
Depois de determinado período se desenvolverá uma mentalidade baseada naquelas informações. Cada colaborador, compreenderá as informações de uma maneira a manifestará conforme seus respectivos entendimentos.
Durante os afazeres cotidianos, para o alcance do objetivo, visão, missão e propósitos, se cria uma atmosfera sobre o ambiente de trabalho. Isso é considerado cultura empresarial.

Recapitulando

Agora você já sabe que afirmar que uma pessoa não é culta, ou não tem cultura é uma expressão errada. Isso porque é impossível que não se tenha cultura em um mundo pleno de diversidade. A cultura está expressa em partículas populacionais com maneira de vida, história e crenças.
Aprendemos, com essa leitura que a cultura está em todos os ambientes macro e micro, e está refletida no comportamento dos povos. A cultura de um povo é determinada com o passar dos anos é caracteriza aspectos únicos de determinados espaços.
Os espaços onde a cultura pode ser criada são: os países do mundo, os estados de um país, as regiões e podem ser identificadas também nos núcleos familiares.
De acordo com os exemplos dados, podemos entender como é criada e a maneira pela qual são perpetuadas as culturas: nacionais, empresariais e regionais.
Esperamos que este conteúdo lhe possa ser útil nesse momento.
Caso você tenha interesse em saber mais sobre o que é cultura, deixe suas dúvidas ou contribuições em nossos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!