Fazenda no Distrito de Jaguara, em Feira de Santana, é exemplo de
negócio rural que lista vantagens depois que o empreendedor passou a utilizar
smartphone e internet
Vívian
Rodrigues
Em estudo divulgado no dia 25 de julho, Dia do Produtor Rural, o Sebrae mostra que 45% dos donos de
microempresas rurais da Bahia usam smartphones para acessar a web. Os
principais fatores que levam os produtores rurais baianos a acessarem a
internet no seu negócio rural são: uso de e-mail (77,4%); pesquisa de
preço/fornecedores (61,3%); serviços financeiros (45,2%); compra de insumos ou
mercadorias (38,7%); e serviços do governo (35,5%). A pesquisa nacional foi
feita com 4.467 produtores rurais de 27 estados para conhecer a relação entre
os pequenos produtores rurais e as Tecnologias da Informação e Comunicação
(TIC).
Como exemplo dessa
economia, Sílvio cita uma compra recente feita por ele. Ao “safrar” o caroço de
algodão e fazer a cotação via internet, o caroço que estava por R$ 1 mil a
tonelada acabou sendo encontrado por R$ 850 e, agora, o valor deverá ser
fechado em torno de R$ 700. A palma mexicana conhecida como orelha de elefante
também foi encontrada por Sílvio pela internet. “Comprei de dois fornecedores,
um em Campina Grande, na Paraíba, e outro em Irecê. É só pagar o boleto, bem
prático. A logística da fazenda agora é outra”, explica.
A nova rotina de Sílvio
inclui buscas por informações online e compras para a sua propriedade de
fornecedores do Brasil, tudo com uso do Google. Pelo computador, ele conta que
monitora os dados através de um programa de administração, além da gestão de
leite. E é pelos grupos do WhatsApp que o produtor rural se comunica com outros
produtores e troca informações sobre a atividade na região. Através da
ferramenta, ele se reúne em quatro grupos: sobre o bioma da caatinga, a palma
no Semiárido, a hidroponia do milho e, por fim, um sobre a cotação de grãos,
como milho, soja, trigo e a silagem.
“O momento atual exige
esse alinhamento com as novas tecnologias, o que favorece no acesso a
informações para tomada de decisões, melhoria das boas práticas de gestão,
acesso a novos nichos de mercado, entre outras vantagens competitivas”, detalha
a coordenadora de Agronegócios da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae
Bahia, Adriana Moura. O Sebrae contribui para aproximar o produtor rural desses
conteúdos, por meio de soluções a distância (cursos e consultorias), público
que, só na Bahia, já soma cerca de 586 mil produtores rurais (incluídos os da
agricultura familiar), correspondendo a 13% do país, segundo dados do IBGE.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia
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